Bombeiros salvam recém-nascida que se engasgou com leite materno

Bombeiros salvam recém-nascida que se engasgou com leite materno

Uma bebê de 22 dias, de Muriaé, foi salva por militares do Corpo de Bombeiros depois de se engasgar com leite, neste sábado, 25 de julho. O pai da recém-nascida, morador do Bairro Cardoso de Melo, ligou para a corporação desesperado, pedindo ajuda porque sua filha havia se engasgado quando a mãe a amamentava.

Os militares se deslocaram imediatamente até à residência da família enquanto um militar e um médico socorrista do SAMU passavam as primeiras orientações por telefone aos pais da criança.

A mãe seguiu as recomendações. Colocou a filha de bruços em seus braços, a inclinou para baixo e massageou suas costas. Aos poucos as vias respiratórias foram se desobstruindo e a criança que estava desacordada, voltou ao normal.

Quando os militares chegaram, o bebê já estava respirando normalmente, mesmo assim, a criança foi conduzida ao pronto-socorro do Hospital São Paulo, onde foi atendida por uma pediatra que constatou que o bebê estava respirando normalmente.

“Foram minutos de muito desespero e angústia. Eu achei que fosse perder minha filha, mas graças a Deus, correu tudo bem. Só tenho a agradecer a esses profissionais que salvaram a vida dela”, disse a mãe, Karina Fernandes.

Soldado Rodrigues foi um dos profissionais que atuou na ocorrência. Por telefone, passou as primeiras orientações. “Em seis anos de profissão foi a primeira vez que atendo uma ocorrência como essa e é muito gratificante ajudar a salvar uma vida”, afirmou o militar.

Orientações do Corpo de Bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros, crianças engasgarem enquanto são amamentadas é algo muito comum e perigoso. A recomendação é que os pais liguem imediatamente para o 193. Nesse número, os pais receberão as primeiras informações e serão orientados no que devem fazer, enquanto uma viatura deslocará até o endereço indicado.

A orientação é primeiramente ficar calmo, colocar a criança com o peito apoiado no braço, inclina-la para baixo e massagear as costas sempre para baixo. De acordo com dados da SBPA- Sociedade Brasileira de Pediatria, 15 bebês morrem por dia no Brasil, em consequência deste tipo de acidente doméstico.

Fonte e foto: Rádio Muriaé