Morre Pedro de Medeiros, cataguasense que lutou na Segunda Guerra

Morre Pedro de Medeiros, cataguasense que lutou na Segunda Guerra

Faleceu no começo da tarde desta quinta-feira, 23 de julho, Pedro de Medeiros, 99 anos, por complicação pós-cirúrgica. Ele é considerado o último ex-combatente de Cataguases a lutar na Segunda Guerra Mundial. Porém, o último ex-pracinha cataguasense convocado pela FEB – Força Expedicionária Brasileira – para aquela guerra está vivo, também com 99 anos de idade. Trata-se de Expedito Alves de Azevedo, residente na Granjaria, que foi convocado, mas no dia que iria embarcar, a Guerra chegou ao fim, conforme informou sua filha, Neia Azevedo.

Conforme informou o neto mais velho do senhor Pedro, o radialista Alex Medeiros, ele foi submetido a uma cirurgia no abdômen nesta quarta-feira, 22, que transcorreu normalmente, mas quando estava se recuperando apresentou um quadro de anomalia cardíaca com elevação da pressão arterial, o que o levou a óbito. Seu corpo será velado nesta manhã de sexta-feira, de 8h às 10 horas na Sede do Tiro de Guerra, e seu sepultamento será feito em seguida, no Cemitério São José.

Ele foi casado com Irene Venâncio Medeiros, já falecida, com quem teve três filhas, sete netos e dez bisnetos. Pedro lutou durante dois anos na Itália e retornou ao Brasil como herói de guerra. Desde então recebeu diversas homenagens, inclusive da unidade do Tiro de Guerra em Cataguases, que em 2016, deu o nome dele ao seu auditório, em solenidade que contou com a sua presença e de familiares. Ano passado, por ocasião das comemorações do aniversário do município, ocorridas dia 07 de setembro, Pedro de Medeiros foi homenageado pelo prefeito Willian Lobo de Almeida com uma placa de prata.