Cataguases pode receber mais cinco respiradores do Governo de Minas

Cataguases pode receber mais cinco respiradores do Governo de Minas

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Cataguases realizou sua reunião semanal no começo da tarde desta terça-feira, 14 de julho, para avaliar a situação da pandemia no município e tomar providências que possam minimizar o contágio da população. Entre outras medidas, ficou definido que os supermercados em Cataguases poderão funcionar até às 22 horas, de segunda a sábado, e a Secretaria Municipal de Saúde informou ter solicitado ao Governo de Minas a cessão de respiradores mecânicos.

Ao iniciar a reunião o médico Joseph Freire informou que nesta segunda-feira, 13, o Hospital de Cataguases atingiu o seu limite de internações por Covid-19 e sugeriu à sua diretoria propor ao município ampliar o número de leitos, acrescentando que as Unidades Básicas de Saúde dos bairros continuam fazendo testes, e que há solicitação do diretor do Fórum da Comarca para testar os servidores que lá trabalham.

Joseph também revelou que a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao governo de Minas a cessão de 5 respiradores, 5 monitores e 1 cardioversor que serão utilizados pelo Hospital de Cataguases. Agora, aquela Secretaria aguarda o Hospital enviar toda a documentação exigida para poder receber os aparelhos, completou.

Sobre o Inquérito Populacional realizado pela Secretaria de Saúde, o responsável pelo trabalho, Matheus Moutinho Crepaldi, informou terem sido testadas 141 pessoas sendo que desse total, 6 testaram positivo para Covid-19. Daniela Rezende Coelho, Secretária Municipal de Saúde, acrescentou dizendo que é seu desejo realizar o mesmo teste em todos os bairros do município e, para isso, o Comitê solicitou ao Executivo a compra de mais testes.

Com o objetivo de reduzir aglomerações, o Comitê autorizou os supermercados a funcionarem (opcional) em horário estendido, até às 22 horas, de segunda-feira a sábado, devendo continuar observando as regras definidas anteriormente. Por fim, no próximo sábado, pela manhã, haverá campanha educativa no Calçadão e distribuição de máscaras, com apoio do Tiro de Guerra. Quanto ao transporte coletivo, os responsáveis informaram que estão realizando a higienização nos veículos em todos os horários.

Leia, abaixo, a Ata da reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 no município.

Ata do Comitê

Foto de Anna Shvets no Pexels