Cinco novos leitos de UTI começam a funcionar no Hospital de Cataguases

Cinco novos leitos de UTI começam a funcionar no Hospital de Cataguases

Entraram em funcionamento às 7 horas desta quarta-feira, 24 de junho, os cinco novos leitos temporários de UTI do Hospital de Cataguases. Eles foram criados e instalados no oitavo andar, onde também estão outros dez leitos de enfermaria, destinados exclusivamente para pacientes com Covid-19. As equipes de profissionais também estão trabalhando em regime de plantão de 12/36 horas, sendo que os médicos vão trabalhar em plantões de 6, 12 e 24 horas. As informações foram prestadas pelo assessor administrativo daquele hospital, Eliermes Teixeira. Esta é a estrutura disponível hoje em Cataguases para enfrentar uma eventual escalada no número de casos de Covid-19 na microrregião.

Ainda conforme Eliermes, esta equipe de profissionais é formada por um médico plantonista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, e equipe de higienização. “Esta equipe é suficiente para atender até dez leitos de UTI, que é nossa meta agora a fim de dar mais tranquilidade à população”, revelou. Eliermes acrescentou também que o novo modelo de atendimento iniciado nesta quarta-feira “está dando certo”. Ele, no entanto, não deu detalhes sobre o projeto de ampliação do número de leitos de UTI para Covid-19.

Um paciente com diagnóstico confirmado para a doença e que estava internado na UTI já foi transferido para a UTI Covid, como está sendo chamada, procedimento que se tornou rotina com os demais pacientes vítimas do novo coronavírus. Outros três pacientes estão internados no oitavo andar do Hospital de Cataguases nesta quarta-feira, 24, com sintomas da doença. Desses, de acordo com a direção daquela Santa Casa, um paciente suspeito da doença está na UTI tradicional e outros dois, na enfermaria do oitavo andar, denominada Enfermaria Covid.

Nesta quarta-feira, 24, Cataguases registrou mais 2 casos de Covid-19. Um deles é do sexo masculino (com 52 anos) e um do sexo feminino (com 57 anos). Os dois estão com sintomas da doença. O número de suspeitos é 19, sendo que 1 está hospitalizado e 3 estão em isolamento domiciliar. Esses 4 casos estão aguardando resultado de exame. Já 15 estão em isolamento domiciliar, sem exame porque não se enquadram nos critérios da Secretaria de Estado de Saúde. Portanto, Cataguases tem 77 casos confirmados, 5 óbitos, 26 curados, 10 pessoas em tratamento com acompanhamento, 34 assintomáticos e 2 pacientes hospitalizados.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases.| Foto: Arquivo