Transporte coletivo volta a funcionar e ambulantes retomam suas atividades

Transporte coletivo volta a funcionar e ambulantes retomam suas atividades

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 em Cataguases, durante reunião realizada nesta terça-feira, 16 de junho, tomou novas decisões ampliando a flexibilização do comércio. As novidades também dizem respeito aos ambulantes, transporte público municipal, e número de pessoas dentro das lojas. Sobre o funcionamento dos restaurantes, o assunto será tratado no próximo dia 23. As alterações começam a vigorar nesta quarta-feira, 17 de junho.

A reunião contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Daniela Rezende Coelho; Coordenadora da Atenção Básica, Marianni Portela; Setor de Epidemiologia, Tairises da Silva Roque e Matheus Moutinho Crepaldi; Coordenadora da Vigilância em Saúde, Amanda Silva de Souza Penha; Coordenadora da Vigilância Sanitária, Camila Alves Ferreira de Andrade Rocha; Procurador Geral do Município Yegros Martins Malta; Representante da Comissão de Análise Financeira do Covid-19, Anísio Araújo; O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cataguases, Joseph Antônio Freire; o presidente da OAB-Cataguases, Rodrigo Monteiro Martins, e, representando a Polícia Militar no município, o tenente Vinícius José Andrade Marinato e o sargento Rogério Tobias Norte.

O grupo, após analisar a situação da Covid-19 em Cataguases, fez as seguintes deliberações:

– Lojas que estão permitidas funcionar poderão ter em seu interior o número de clientes igual ao de funcionários, respeitando a distância de dois metros entre eles. É obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel e demais medidas de segurança sanitária.

– A Barreira Sanitária na rodoviária será mantida e aprimorada. Serão feitas diligências junto à empresa Paraibuna de Transportes para verificar se está cumprindo as diretrizes previstas no processo judicial que permite seu funcionamento neste período de pandemia.

– Carro de som fará campanha educativa pelas ruas da cidade. O encontro também abriu a possibilidade de compra de máscaras para distribuição.

– Lojas cujo CNAE principal seja de prestação de serviços de fotocópia, “a atividade é possível.” Papelarias e imobiliárias estão inseridas em ondas futuras do Programa Minas Consciente.

– Ambulantes podem voltar a trabalhar, exceto os que estão no grupo de risco. Eles deverão obedecer às regras de higiene e segurança sanitária e usarem máscara. É obrigatório o uso de álcool em gel e manter distância mínima de dois metros entre os clientes. Eles também poderão trabalhar com sistema delivery sendo proibido o consumo no local.

– A Catrans vai providenciar o retorno de toda a frota de ônibus municipal que vai poder funcionar com ocupação máxima de 50% de sua capacidade. Está proibido viajar em pé nestes veículos. A Catrans também vai determinar a quantidade de veículos em funcionamento nos finais de semana.

– A situação dos restaurantes será definida na próxima reunião, agendada para dia 23 de junho.

Clique abaixo para ler a ata com as deliberações, na íntegra.

CamScanner 06-16-2020 16.35.45