Cataguases celebra sua padroeira Santa Rita de Cássia

Cataguases celebra sua padroeira Santa Rita de Cássia

Nesta sexta-feira, 22 de maio, comemora-se o dia da padroeira de Cataguases, Santa Rita de Cássia. Por causa disso, a cidade vive nestes dias a sua maior festa popular, que reúne todos os cataguasenses, independente de seu credo religioso. Este ano atípico para todos no mundo inteiro, Cataguases está mais triste sem as barracas na praça, os shows, o bingo que reúne multidão, aquela quantidade imensa de pessoas circulando pelo local, apenas passeando ou saboreando o tradicional e delicioso pastel, ou um de seus caldos inigualáveis. Um momento de encontro e do passeio em família.

Santa Rita foi uma mulher de fé cuja vida foi marcada pelo sofrimento devido ao assassinato do marido e, posteriormente dos filhos, vítimas de lepra. Foi então que resolveu dedicar-se à vida religiosa, um desejo de infância, e foi procurar o mosteiro das Irmãs Agostinianas que só aceitavam moças solteiras. Desse modo refugiou-se na casa dos sogros e começou a cuidar de doentes de lepra e a curar enfermos. Um dia, em sonho, ouviu uma voz chamando seu nome. Ela foi até à porta e viu Santo Agostinho, São Nicolau e São João Batista lhe pedindo que os seguisse. Eles então a levaram até o mosteiro que estava trancado e neste momento Rita sentiu um suave empurrão que a colocou dentro do convento o que convenceu as freiras a deixarem ficar. Lá, Santa Rita viveu durante quarenta anos. Morreu em 22 de maio de 1457 e uma monja viu sua alma subir ao céu acompanhada de anjos.

A festa de Santa Rita de Cássia é uma das atrações mais esperadas do ano pela população e envolve a participação direta de mais de quinhentas pessoas e a doação de toneladas de alimentos. É também onde se forma uma interminável e aceitável fila para comprar o pastel quentinho, que está associado diretamente àquele evento. É comum ouvir entre os participantes que é impossível ir à festa e não saborear o pastel de Santa Rita, como ficou conhecido pela população.

E tem muito mais neste evento popular amado pelos cataguasenses. Os caldos, por exemplo, são outra atração gastronômica. O movimento é intenso tanto para quem prefere degustar ali mesmo um feijão amigo ou uma polenta, ou levar para casa. Tem o arroz doce e a canjica que começam, ainda de tarde, a serem servidos, sempre deliciosos e irresistiveis. Para completar, os docinhos de festa como brigadeiro, palha italiana, chapéu de napoleão, bombons e outras guloseimas, fazem qualquer um abandonar a dieta nestes dias.

Este ano a cidade teve que deixar de lado a festa para cuidar da saúde coletivamente. Santa Rita, com certeza está lá em cima, apoiando este nosso sacrifício, que é um pouco do que ela fez em vida, cuidando de doentes leprosos, convivendo com a dor alheia e que lhe afetavam também profundamente. E dessa forma Cataguases, este ano, faz uma homenagem diferente à sua padroeira e em uníssono pede à ela que interceda por cada um de seus filhos nesta pandemia e ajude a todos a passar por este momento difícil o mais rapidamente possível, sem esmorecer, seguindo seu exemplo de vida.