Estão prontos os cincos novos leitos de UTI no Hospital de Cataguases

Estão prontos os cincos novos leitos de UTI no Hospital de Cataguases

A direção do Hospital de Cataguases informou nesta manhã de terça-feira, 19 de maio, a conclusão da instalação dos cinco novos leitos de UTI que vão reforçar o atendimento aos pacientes com Covid-19. Aquela Santa Casa possui em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dez leitos com taxa de ocupação mínima de setenta por cento, o que inviabiliza o atendimento de urgência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus isto porque a região vem registrando um aumento do número de casos.

Diante desta realidade o Ministério Público condicionou a ampliação do número de leitos de UTI no Hospital à reabertura gradual do comércio. Desse modo o município pôde aderir ao Programa Minas Consciente, o que aconteceu nesta segunda-feira, 18, por meio de um decreto. Assim, todos os serviços essenciais – incluídos na chamada Onda Verde do referido programa – puderam voltar a funcionar dentro de novas normas sanitárias e de distanciamento entre as pessoas. A partir de agora, e à medida que o contágio se mostrar controlado ou em queda, será ampliada a abertura da economia até o retorno à rotina pré-pandemia.

Desse modo, o Hospital de Cataguases fez a sua parte utilizando recursos próprios e a criatividade. É o que explica Eliermes Teixeira, assessor administrativo daquela Santa Casa. “A gente não tem dinheiro e mesmo se tivesse não teria como comprar todos os equipamentos necessários à montagem desses leitos. Então usamos todos os equipamentos usados nos demais setores do hospital e os reunimos aqui para estes novos leitos. Assim poderemos atender os casos urgentes com a mesma eficiência e com uma equipe de profissionais qualificada”, explicou.

Sobre os profissionais, Máximo da Silva Barbosa, Administrador do Hospital, disse que a equipe está toda contratada. “São quatorze, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e demais profissionais de saúde. E agora temos também quatro médicos para este setor e que vão trabalhar durante os próximos noventa dias”, disse. A contratação é exclusiva para este período em função da pandemia e é consequência de outro contrato, celebrado entre o Município de Cataguases e aquele hospital, revela Máximo. Conforme acordado entre as partes, o município vai pagar pela utilização destes leitos por noventa dias e custear os salários dos profissionais que ali vão atuar o valor de R$ 870 mil. O recurso é parte de um montante de mais de R$ 1.100.000,00 repassados ao município pelo governo federal.