Viçosa estuda regras para retomar o transporte de passageiros

Viçosa estuda regras para retomar o transporte de passageiros

Os membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Viçosa) iniciaram, no último dia 15 de maio, estudos técnicos para a elaboração de normas de saúde a serem adotadas no transporte de passageiros que desejam desembarcar em Viçosa. É o primeiro passo para uma retomada gradual da permissão de acesso controlado à cidade e estava previsto desde o início do trabalho do Centro de Operações.

De acordo com o presidente do COES-Viçosa e Secretário de Saúde, Marcus Schitini, o Plano de Contingência do município está na fase de controle epidemiológico e monitoramento de casos notificados e suspeitos: “ganhamos tempo para estruturar o nosso sistema público de saúde. Agora, temos condições de receber pacientes com Covid-19 e nossa missão é monitorar os casos suspeitos e controlar para que o vírus não se espalhe na cidade”, disse.

O estudo técnico relacionado ao transporte contempla regras para passageiros de veículos particulares e de ônibus intermunicipais. O COES-Viçosa entende que todas as pessoas que vierem de outras cidades de Minas Gerais devem requisitar o acesso para as barreiras sanitárias no site, além de ser obrigatório seguir as normas de higiene e segurança já adotadas no município.

Outro item que consta no estudo técnico trata da liberação de acesso para pessoas que trabalham em Viçosa em serviços não essenciais e moram em cidades vizinhas. A liberação para a população das cidades vizinhas terem acesso ao comércio de Viçosa também está sob análise. Nesse caso, os consumidores que estiverem na cidade devem respeitar o sistema de rodízio por CPF.

Fonte e foto: Prefeitura de Viçosa