Cataguases adere ao programa Minas Consciente

Cataguases adere ao programa Minas Consciente

O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, divulgou na tarde deste domingo, 17 de maio, vídeo em que anuncia a adesão do município ao programa estadual “Minas Consciente”. Trata-se de um organograma produzido pelo Governo de Minas Gerais padronizando o retorno gradual dos municípios mineiros à normalidade. Decreto neste sentido foi assinado nesta tarde e pode ser baixado após o final deste texto.

Segundo informou o Procurador Geral do Município, Yegros Martins Malta, “este primeiro decreto é para inserir o município no programa Minas Consciente. Agora a gente envia um ofício ao Estado informando a adesão e logo depois a gente vai publicar outro decreto com as diretrizes. Ele, inclusive, está sendo feito a várias mãos, pelos procuradores dos demais municípios aqui da região. Este segundo decreto será finalizado amanhã, dia 18”, disse. Yegros completou revelando que Cataguases (e todos os demais municípios) vai aderir por meio da “onda verde” daquele referido programa, que permite a abertura dos serviços essenciais. Na prática quase nada muda na vida do município neste primeiro momento.

Ondas
O programa “Minas Consciente” setoriza as atividades econômicas em quatro ondas (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

A adesão à onda branca, de atividades de baixo risco, não está liberada pelo Governo de Minas Gerais para municípios da macrorregião Sudeste, que engloba 94 municípios da Zona da Mata, devido aos índices epidemiológicos da região.

DECRETO Coronavírus 5202F-2020