Regional de Saúde de Leopoldina debate plano Minas Consciente

Regional de Saúde de Leopoldina debate plano Minas Consciente

Na manhã desta segunda-feira, 11 de maio, a Regional de Saúde de Leopoldina promoveu reunião por videoconferência com prefeitos da microrregião de sua atuação para apresentar, esclarecer e discutir o plano Minas Consciente, elaborado pelo governo do estado.

Durante o evento foi feita a explicação da proposta apresentada pelo governo estadual que visa promover o equilíbrio entre as necessidades de saúde da população e as medidas de uma retomada gradual das atividades econômicas.

O encontro contou com a participação do gerente Regional, reúne Guimarães de Oliveira, além de coordenadores da GRS de Leopoldina, prefeitos e secretários de saúde dos municípios abrangidos por aquela Regional, além da presença de membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS).

Renan Guimarães ressaltou a necessidade de cada prefeito analisar as condições vivenciadas em seu município, mas não deixar de ponderar que sua decisão também impacta as cidades vizinhas. “É importante que se faça uma decisão em conjunto. Os municípios contemplam um sistema de saúde que é regional, não apenas local. Caso um município tome alguma medida de abertura que cause um desequilíbrio no número de casos, ele pode atingir ou mesmo prejudicar as cidades circunvizinhas”, alertou.

Segundo o apoiador do COSEMS de Leopoldina, Geovane Ferreira Guimarães, o plano é importante, pois oferece indicadores e ferramentas de análise que podem auxiliar os prefeitos e secretários a tomarem suas decisões de forma segura. “O plano Minas Consciente é um caminho que tira a decisão de liberar ou não as atividades comercias do campo empírico. As ferramentas oferecidas pelo plano podem respaldar as escolhas dos prefeitos”, ressalta.

A reunião foi encerrada com a manifestação preliminar favorável dos prefeitos e secretários sobre a adesão ao plano Minas Consciente.

Fonte: O Vigilante Online | Foto: Gustavo Santos/SES-MG