Hospital segue em ritmo acelerado na montagem dos novos leitos de UTI

Hospital segue em ritmo acelerado na montagem dos novos leitos de UTI

O Hospital de Cataguases segue em ritmo acelerado com os preparativos de montagem dos cinco leitos provisórios de UTI que estão sendo instalados no oitavo andar. Esta é uma medida determinante para que o município possa participar do Programa Minas Consciente do governo mineiro e, assim, iniciar a flexibilização do comércio e demais serviços. É que para poder acabar com o isolamento social as autoridades estaduais exigem uma retaguarda melhor em saúde pública para que em um eventual aumento repentino dos casos de Covid-19, a população possa ser atendida.

Conheça aqui o Programa Minas Consciente.

Um dos entraves que poderia atrasar ainda mais o início do funcionamento dos novos leitos já está “praticamente resolvido”, conforme informou Eliermes Teixeira, assessor administrativo do Hospital. “Nós conseguimos selecionar todos os profissionais de que precisamos. Eles já foram entrevistados e aprovados e a contratação, agora, depende apenas do município entregar assinado o contrato que vai custear estes leitos e o pagamento destes profissionais”, lembra Eliermes. Como os leitos são provisórios, o município vai pagar por eles e aos profissionais envolvidos até serem credenciados pelo Ministério da Saúde e por um prazo de até noventa dias, acrescentou.

Sobre a montagem dos leitos, o Hospital informou que o serviço segue em ritmo acelerado apesar de enfrentar dificuldades com a entrega de alguns produtos. De todo modo há expectativa de que tudo esteja concluído na próxima semana ou, no máximo, em dez dias. Neste período serão instalados o ar condicionado e também o sistema de ar comprimido, além de outros equipamentos que estão chegando, disse o Administrador do Hospital Máximo Silva. Ele fez questão de ressaltar também que todo este investimento está sendo feito com recursos próprios. É que o contrato, já assinado pela direção do Hospital de Cataguases e que aguarda a assinatura dos representantes do município, cobre o atendimento que será prestado por meio destes cinco leitos de UTI, que vai custar cerca de R$ 720 mil por três meses, mais R$ 50 mil mensais referentes ao pagamento dos profissionais de saúde.