Regional de Saúde distribui aos municípios testes rápidos para Covid-19

Regional de Saúde distribui aos municípios testes rápidos para Covid-19

Nesta quinta-feira, 30 de abril, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina começou a distribuição de 29 caixas de testes rápidos para detecção do novo coronavírus. Os testes foram fornecidos pelo Ministério da Saúde para distribuição entre os municípios abrangidos na área da regional. São ao todo, 580 testes que poderão ajudar no monitoramento da Covid-19 na região.

Os testes devem atender, exclusivamente, ao grupo prioritário que são os profissionais de saúde em atividade na atenção primária, hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento (UPA); profissionais da segurança pública em atividade; indivíduo com diagnóstico de síndrome gripal (SG) que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade e idosos com sintomas que receberam diagnóstico de síndrome gripal.

O número de testes enviados para cada região, bem como sua distribuição foram definidos por critérios técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS, Marcela Bella Lopes, a chegada e a distribuição desses testes são fundamentais. “É importante a utilização do teste rápido entre os profissionais de saúde e segurança que muitas vezes estão sendo afastados pelos sintomas clínicos interferindo diretamente no atendimento à população”, diz. O principal objetivo com a realização desses exames é aferir quem pode, de forma segura, desempenhar suas funções.

Marcela revela também que deve ser observado o momento correto para a aplicação do teste. “Tem que haver cuidado para utilização dos testes rápidos somente após oitavo dia do início dos sintomas, porque antes disso não conseguimos fazer a detecção dos anticorpos IgM e IgG que são as respostas do organismo ao contato com o coronavírus”, relata. O resultado do exame pode ser consultado 15 minutos após sua realização.

Fonte: SES/MG, com Gustavo Santos Ribeiro com texto e foto: O Vigilante Online