Prefeitura de Além Paraíba investiga divulgação sobre paciente com coronavírus

Prefeitura de Além Paraíba investiga divulgação sobre paciente com coronavírus

A Prefeitura de Além Paraíba está investigando a divulgação de informações sobre um paciente diagnosticado com COVID-19 naquele município. De acordo com o Executivo, o episódio ocorreu sem a devida autorização e servidores responderão administrativamente pelo ato.

Segundo Nota da Prefeitura, na sexta-feira, 24 de abril, servidores municipais já identificados, divulgaram irresponsavelmente, sem autorização, informações com dados pessoais do indivíduo confirmado como o primeiro caso de coronavírus no município. Informações como nome e endereço do paciente foram compartilhados por meio do aplicativo de mensagem WhatsApp, se espalhando rapidamente.

Conforme a prefeitura, os servidores responderão a Processo Administrativo com base na Legislação Municipal e demais legislações pertinentes. Caso sejam considerados responsáveis sofrerão as sanções cabíveis de forma exemplar.

O Prefeito ‎Miguel Belmiro de Souza Júnior e o Vice, Paulo Goldstein, que também é Secretário de Saúde e delegado licenciado da Polícia Civil, repudiaram a divulgação das informações sigilosas em respeito ao direito de privacidade do paciente, além de se preocuparem com eventuais preconceitos que ele possa vir a sofrer juntamente com seus familiares.

De acordo com a Prefeitura de Além Paraíba, os boletins epidemiológicos informam apenas número de casos suspeitos e ou confirmados, não dando detalhamento sobre pacientes. Ainda através de Nota o Executivo informou que não são verdadeiras as afirmações de que o paciente estivesse circulando pelas vias públicas, uma vez que ele está em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela equipe da Vigilância em Saúde e atenção primária daquele município.

Conforme divulgado no Blog do Adenílson Mendes, parceiro do Site do Marcelo Lopes, uma das filhas do paciente em entrevista ao Programa Manoel Américo, na Rádio CPN – Cultura, na manhã desta segunda-feira, 27 de abril, contou que irá mover um processo judicial contra uma mulher que expôs em rede social o nome, endereço e outros detalhes de seu pai. Segundo a filha do paciente, também vai abrir processo judicial contra o servidor responsável pelo vazamento e a Prefeitura Municipal de Além Paraíba. Durante entrevista ela também disse que vem sofrendo ameaças de terceiros.

Fonte: Jornal O Vigilante Online, com informações do Blog do Adenilson Mendes