Cinta Moderna comemora 93 anos

Cinta Moderna comemora 93 anos

A empresa Cinta Moderna completou 93 anos nesta última quinta-feira, 23 de abril. Inaugurada em 1927, no Rio de Janeiro, para atender a demanda de espartilhos, cintas, cinta-liga e “soutiens”. Uma das pioneiras do setor no país, desde seu início produzia em escala, onde seus produtos eram confeccionados com tecidos, rendas, laises e fitas importadas. Desde aquela época, onde criou raízes e mantém seu ritmo de crescimento no mercado, ao longo de todos esses anos e até esta data, a empresa segue dirigida, de geração em geração, pela mesma família, hoje tendo à frente como diretor, o empresário Marcello Mariotto.

Com o advento da borracha e, posteriormente, com a chegada do fio de elastano que passou a dar elasticidade e compressão nas peças, aliado ao crescimento da indústria nacional de matéria prima, a empresa começou a produzir lingeries de Lycra e peças para pós-operatório. Em função da qualidade de seus produtos, a Cinta Moderna conquistou o mercado e se tornou uma das marcas mais bem conceituadas do setor no país. Atualmente oferece uma completa linha de roupas íntimas, atendendo o público infantil, jovem, mães no pré e pós parto, estética e pós-cirúrgico, com produtos certificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Também possui sua linha de lingerie clássica e de sustentação para a jovem senhora.

Marcello Mariotto revela que a Cinta Moderna utiliza tanto tecidos de outros fornecedores quanto aqueles produzidos pela marca Moderna Têxtil para confeccionar suas lingeries. “destacamos a marca Moderna Têxtil, onde produzimos também em Cataguases toda nossa malha de algodão, cotton lycra, além dos tecidos emborrachados que utilizamos em nossas coleções”, diz. Ele também faz questão de ressaltar que, desde sua fundação, a Cinta Moderna é uma empresa cem por cento brasileira.

Empresa está sediada em Cataguases desde julho de 1999
A vinda para Cataguases marcou uma nova fase na empresa, impulsionada pela combinação de sua rica trajetória com a necessidade de expansão no mercado brasileiro. Atualmente, com 120 funcionários, tem sua sede no Distrito Industrial do município, de onde saem produtos em direção a todas as regiões do país, atendendo milhares de clientes que fazem questão da qualidade de suas peças. Alia expertise em roupas íntimas a qualidade incontestável que a marca agregou ao longo desses 93 anos de atividades, na certeza de que o futuro será promissor para quem sempre acredita na força criativa e produtiva nacional. Pensando assim, Marcello afirma: “sem menosprezar as dificuldades vivenciadas no país e no mundo, nós sempre acreditamos no Brasil e na sua população. Esta é uma outra tradição desta empresa, que ao ser criada inovou porque acreditava neste país”.

Responsabilidade social e solidária para com Cataguases
Neste momento de crise sanitária com enorme desafio para toda a humanidade, a Cinta Moderna, segundo Marcello, segue os conceitos de “pensar global e agir de forma local com responsabilidade emergencial no presente, mas sempre de olho no futuro, pois essa grave situação vai passar e iremos aprender muito com ela”. Para o empresário, “estamos juntos com uma enorme rede de empresas privadas, aqui e em todo país, entendendo a enorme importância e necessidade do isolamento social, fazendo a nossa parte no combate e prevenção ao coronavírus”, destaca.

Uma novidade motivada pela pandemia, conforme revela Marcello é que nas últimas semanas a Cinta Moderna, cumprindo rigorosas regras e protocolos de segurança no trabalho, voltou a funcionar parcialmente e colocou sua força produtiva na confecção de milhares de máscaras e capotes de proteção que estão sendo doados pela empresa ao Hospital de Cataguases e demais entidades da sociedade.

Para registrar este momento, agradecer o apoio de seus funcionários e incentivar outras iniciativas solidárias na cidade, a empresa produziu um vídeo institucional onde destaca a seguinte frase de Marcello Mariotto: “temos compromisso e afeto para com o lugar em que optamos por viver e atuar – Cataguases”.

Certificado de boas práticas de responsabilidade e relações de trabalho
A Cinta Moderna recebeu nos últimos dois anos (2018 e 2019) nota máxima na certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ABVETEX tem como objetivo a certificação de fornecedores, permitindo que o varejo possa estar a par de suas boas práticas de responsabilidade social e nas relações do trabalho. Essa certificação prevê a realização de auditorias independentes para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados ao trabalho infantil, trabalho análogo ao escravo, liberdade de associação, discriminação, abuso, assédio, saúde e segurança do trabalho, além do monitoramento da cadeia produtiva e do meio ambiente.

A Cinta Moderna sempre prezou por um ambiente de trabalho seguro e agradável e por práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, Marcello Mariotto “acredita que a nota máxima é consequência do esforço de anos, das práticas diárias de nossa empresa na busca de um ambiente de trabalho exemplar para todos e todas”, finaliza o empresário.

 

Video e fotos: Acervo Cinta Moderna | Informe Especial