Prefeitura implanta sistema de rodízio por CPF em Viçosa

Prefeitura implanta sistema de rodízio por CPF em Viçosa

A Prefeitura de Viçosa implementou um sistema de rodízio a partir do último algarismo do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para que os moradores possam realizar compras e atendimentos presenciais em dias específicos no município. A medida começa a valer a partir da próxima quarta-feira, 22 de abril, e o objetivo da medida é desmotivar a circulação de pessoas nos centros comerciais da cidade. (Veja ao final da matéria).

Os indivíduos que se dirigirem aos estabelecimentos comerciais em dias diferentes daqueles previstos na tabela serão orientados a retornar aos seus domicílios e aguardar o dia específico permitido.

O mecanismo de rodízio não regulamenta a circulação de pessoas em espaços públicos, e sim a frequência em estabelecimentos comerciais para compra e atendimento.

Os únicos estabelecimentos que poderão atender qualquer cliente, sem dias específicos são: farmácias, estabelecimentos de assistência médica e laboratórios de análises clínicas, estabelecimento odontológicos (apenas para atendimentos de urgência), postos de combustíveis e estabelecimentos funerários.

O comerciante que não seguir esta norma poderá ter a licença para funcionamento suspendida, com punições previstas no Código de Posturas e no Código de Saúde do município.