“Mesa Solidária” recebe e distribui alimentos em Cataguases

“Mesa Solidária” recebe e distribui alimentos em Cataguases

É cada vez maior ações de solidariedade em Cataguases nestes tempos de pandemia. Este site já divulgou muitas delas como o atendimento médico por WhatsApp, bate papo com psicólogos online, mutirão para construir uma nova UTI no sexto andar do Hospital de Cataguases, voluntários que estão oferecendo refeições aos caminhoneiros, as doações de recursos do Sicoob Coopemata e de EPIs pela Companhia Industrial Cataguases, ambos ao mesmo hospital, além do trabalho voluntário de confeccionar protetores faciais e até mentoria para comerciantes e empreendedores. A corrente do bem, como é chamada, cresce em meio ao isolamento social necessário.

Neste sábado, 11 de abril, outra ação humanitária inédita ganhou vez na cidade. A “Mesa Solidária” distribuiu e recebeu ao longo de quase todo o dia, alimentos em geral. Instalada na região central da cidade, na calçada em frente a loja Esfera Modas, um letreiro acima dela convidava aqueles que podiam a fazer doações, ao mesmo tempo que avisava aos necessitados, levarem para suas casas o alimento que precisavam. “Foi um sucesso”, garantiu Josy Hipólito, que resolveu fazer aqui o que viu acontecendo em outra cidade. Para isso recebeu o apoio das amigas Simone Augusto e Rafaela Moraes, parceiras na viabilização do projeto. “Recebemos doação até em dinheiro que usamos para comprar mais mantimentos e ofertar à população”, disse Josy.

O interessante disso tudo é que ninguém precisou se identificar, apresentar documento ou justificar o que iria levar para casa, assim como todas as doações foram feitas de forma anônima, informou a idealizadora da iniciativa. “A gente confiou nas pessoas que retiravam os mantimentos, e não houve nenhum tipo de problema neste sentido. Foi uma troca o dia inteiro, onde aqueles que se sentiram a contribuir o fizeram com alegria”, disse. “O que nos chamou a atenção foi a grande procura por biscoito. Como as crianças estão em casa, elas comem toda hora e o biscoito é ideal para estes momentos”, comenta Josy, completando que na próxima vez vai buscar mais este tipo de doação e também leite. Para doar ou ajudar neste projeto o interessado pode ligar ou mandar uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número (32) 98479-7818.

Apesar de não saber a quantidade exata de alimentos recebidos, Josy revela que “foi muita coisa. O porta-malas do meu carro ficou lotado e depois ainda fizemos outras compras com o dinheiro doado”, contou entusiasmada. Outro detalhe que lhe chamou a atenção foi que, à medida que saía mantimentos eram doados outros na mesma proporção. Até às 14 horas, quando encerrou a atividade, ela salientou que a receptividade das pessoas ao projeto foi “muito acima do que esperávamos”. Josy e suas amigas também fizeram questão de registrar: “Nosso trabalho não tem nenhum vínculo com política, o que fizemos aqui foi uma obra social porque nos sentimos bem ajudando o próximo”, finalizou.

Josy Hipólito e Rafaela Moraes estão à frente deste projeto Mesa Solidária