Empresa de Muriaé cria protótipo de respirador para vítimas do coronavírus

Empresa de Muriaé cria protótipo de respirador para vítimas do coronavírus

Uma empresa de Muriaé do setor têxtil, a Condex, resolveu inovar e entrar na luta contra o combate ao coronavírus. Após muita análise e discussão, foi criado um protótipo de respirador, para auxiliar os pacientes que serão internados com o Covid-19.

Nas últimas semanas, várias cidades alegaram que não terão equipamentos suficientes para atender a população, se o número de casos continuarem aumentando e o sistema de saúde entrar em colapso.

De acordo com o Edson Bernardino, proprietário da empresa, nesta sexta-feira (03) o aparelho será levado em dois hospitais; a Casa de Saúde em Muriaé e em um Hospital de Leopoldina, para a realização de testes. Profissionais da saúde acompanharão todo o procedimento.

Segundo o proprietário, a ideia do projeto surgiu por ter familiares que estão inseridos no grupo de risco.

Este primeiro protótipo teve o auxílio de fisioterapeutas, mas para que o produto seja validado, precisa passar por vários testes até ser inserido no ambiente hospitalar.

Edson acredita que, com o apoio das autoridades públicas e com a aprovação dos órgãos de saúde, o aparelho poderá não somente auxiliar o tratamento em pessoas internadas, mas também salvar vidas.

Em países como Itália e Espanha, a maioria das pessoas que morreram, foi pela a falta de aparelhos respiratórios nos hospitais. Segundo especialistas de saúde do mundo inteiro, quando o vírus ataca o pulmão, são necessários o auxílio de aparelhos respiratórios para auxiliar o órgão.

Fonte e foto: Rádio Muriaé