Recomeça a vacinação contra a Influenza em Cataguases

Recomeça a vacinação contra a Influenza em Cataguases

Recomeçou na manhã desta segunda-feira, 30 de março, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza em Cataguases. O trabalho foi interrompido em meados da última semana devido à falta de vacinas visto que um grande número de pessoas procurou os postos de saúde para serem imunizadas. Por causa do coronavírus, idosos estão sendo vacinados primeiro obedecendo um cronograma definido pelo Ministério da Saúde.

Conforme informou Maria Angélica Lacerda Barbosa, Enfermeira e Coordenadora da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cataguases recebeu no final da tarde da última sexta-feira, 27, 2.900 doses, sendo que já foram aplicadas 6.150 doses nos idosos e em profissionais de saúde, público-alvo desta primeira fase da campanha. A rotina de atendimento, garante, continua sendo a mesma: atendendo aos idosos em casa e aqueles que preferem ir até aos postos (desaconselhável neste momento), onde a aplicação acontece em locais arejados e sem aglomeração.

Por que o governo não oferece a vacina para todos os grupos de uma vez? Porque seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo, o que pode provocar confusão e desabastecimento.

Veja o calendário de vacinação contra a Influenza.

23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose. Atenção: o estado do Rio de Janeiro anunciou mudanças no calendário para esse grupo.

A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).

A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade começam a receber a vacina. A campanha termina dia 22 de maio.

Com informações da revista Saúde | Foto:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases.