Diocese de Leopoldina publica decreto sobre celebrações da Semana Santa

Diocese de Leopoldina publica decreto sobre celebrações da Semana Santa

A pandemia do novo coronavírus tem feito com que várias áreas promovam alterações no funcionamento. Nas cidades sob a regência da diocese de Leopoldina, por exemplo, a programação da Semana Santa sofreu mudanças. As celebrações externas foram canceladas e a participação do público nos eventos está proibida.

Dessa forma, o bispo daquela Diocese, dom Edson Oriolo, destacou normas especiais para a celebração da Semana Santa na cidade, no decreto 153/2020, “Em Tempo de Covid-19”, emitido pela Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O decreto informa que as celebrações da Semana Santa serão realizadas apenas na Igreja Catedral e nas Igrejas matrizes de cada paróquia, sempre sem a presença do público. Serão permitidas apenas pessoas indispensáveis à consecução dos ritos, como sacerdote, sacristão, acólitos, leitores, músicos e cantores. Pessoas que compõem algum grupo de risco não serão admitidas.

É recomendado que as celebrações ocorram de forma discreta, sem ferir a ordem de isolamento social decretada pelas autoridades. A Diocese incentiva a realização de transmissões ao vivo das cerimônias, pela internet. Sendo assim, os fiéis podem acompanhar as celebrações sem saírem de casa. Os horários das celebrações serão divulgados para facilitar o acompanhamento dos fiéis.

Deve ser observada a condição higiênica do local onde serão celebrados os ritos: ventilação adequada, distância mínima entre pessoas, limpeza das mãos, entre outros. Demais orientações do decreto estão disponíveis no site da Diocese de Leopoldina.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Júlio Cabral – O Vigilante Online