Moradores de rua estão sendo levados para o Albergue

Moradores de rua estão sendo levados para o Albergue

Como fica a situação dos moradores de rua diante da recomendação para que todos fiquem em suas casas? Esta pergunta vem sendo repetida nas redes sociais com frequência demonstrando uma preocupação de grande parte da população com estas pessoas. O Site do Marcelo Lopes abordou este assunto nesta manhã de sexta-feira, 20 de março, com a Secretária Municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali, em entrevista por telefone.

A situação dos moradores de rua não é tão simples quanto parece, afinal, todos tem o direito de viver onde escolhem. Mas em casos de crise, como o que estamos vivendo agora, a Secretaria de Assistência Social, colocou suas equipes nas ruas para atuar junto a esta população no sentido de conscientizá-la sobre a importância de procurar um abrigo, conta Mirilane (foto ao lado). “Deste modo estamos atuando de três maneiras distintas: uma para o morador de rua de Cataguases, outra para quem não é daqui e uma terceira forma para com aqueles que não aceitam sair da rua”, explica.

No primeiro caso, estamos convencendo todos os moradores de rua que são de Cataguases a irem para o Albergue. Lá, depois que entram, não saem mais e recebem total assistência daquela secretaria, revela a titular da pasta. Os “flutuantes”, aqueles que não são daqui, estão sendo abordados e orientados a voltarem para sua cidade de origem. Neste sentido, a Secretaria, acrescenta Mirilane, ajuda neste retorno. Por fim, aquele grupo que quer continuar na rua, a orientação é para que a população não dê esmola, nem nenhum outro benefício. “Agindo assim, a gente os obriga a procurarem a Secretaria que os encaminhará de volta às suas cidades”, completa a Secretária.

Fotos: Istock e Arquivo