Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta

Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta

Termina amanhã, 13 de março, a Campanha Nacional de Imunização Contra o Sarampo em Cataguases. As doses estão disponíveis nos postos de saúde e na Policlínica Municipal. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes, dos cinco aos 19 anos, que ainda não receberam as duas doses da vacina tríplice viral. A realização da campanha e a adesão por parte do público-prioritário são imprescindíveis para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país.

Em 2019, Minas registrou 136 casos da doença. Cataguases continua sem registro de sarampo. A enfermidade, que havia sido erradicada do país, voltou a circular. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo. Para que o cidadão seja considerado imunizado contra a doença são necessárias duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para pessoas de 30 a 59 anos.

A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida por fala, tosse e espirro. Extremamente contagiosa, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele seguidas por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).