Hospital de Cataguases tranquiliza sobre novo coronavírus

Hospital de Cataguases tranquiliza sobre novo coronavírus

O assunto que preocupa o mundo todo não é algo que se possa ver a olho nu. O novo coronavírus (Covid 19) tem provocado mortes e feito estrago em diversos países do mundo, inclusive, derrubando as bolsas de valores. Mas se algum cataguasense aparecer na cidade com os sintomas desta gripe, o Hospital de Cataguases tem condições de lhe dar o tratamento adequado? O que ele deve fazer? Para responder a estas perguntas, a Mesa Diretora daquela Santa Casa recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro.

O médico pneumologista e intensivista, Nivaldo Santos Gribel (foto principal), também diretor técnico daquele Hospital falou em nome da diretoria que tem como provedor, José Roberto Furtado. Primeiramente, ele fez questão de tranquilizar a população sobre o novo coronavírus. “É um vírus de alta transmissibilidade e baixa letalidade. Portanto, a maioria das pessoas vai passar pelo tratamento adequado e se recuperar”, afirmou. Ele também revelou que neste caso o que é preciso é ter uma “estrutura física, materiais e equipamentos e seguir protocolos, o que já estamos fazendo com nossa equipe”, assegurou.

Nivaldo também informou que não falta insumos e material de proteção individual ao hospital, nem tampouco medicamentos e a UTI está pronta para tratar os pacientes mais graves, destacou. “O único problema que vamos enfrentar é se tivermos uma demanda de muitos doentes graves que precisem de UTI que lhes dê suporte ventilatório mecânico. Nossa UTI trabalha hoje com sua capacidade máxima”, explicou. Neste caso, completou, serão transferidos para centros de referência.

Ele reiterou que “oitenta por cento dos pacientes manifestam uma síndrome gripal. Nós vamos ter pacientes que vão ter a gripe. Eles serão conduzidos para casa com tratamentos sintomáticos. Então não há, por enquanto, nenhuma indicação para a população entrar em pânico. De jeito nenhum! Tem que tomar as medidas de prevenção, evitar o contato, proteger a boca na hora de tossir. Os doentes mais graves serão conduzidos ao hospital e aqui, dentro da capacidade nossa, serão tratados”, completou.

Na próxima segunda-feira, 02 de março, a direção do Hospital vai se reunir com enfermeiros e equipe técnica do Hospital e também com representantes da Secretaria Municipal de Saúde para traçar um planejamento de ação e fluxograma de pacientes, além de aguardar manifestação da Secretaria Regional de Saúde, com sede em Leopoldina a respeito de protocolos a serem cumpridos com relação a esta pandemia.

Cuidados para se prevenir contra o Coronavírus

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Quais os sintomas?

– Febre
– Tosse
– Dificuldade para respirar