Sábado é o Dia D de vacinação contra o sarampo em Cataguases

Sábado é o Dia D de vacinação contra o sarampo em Cataguases

Será no próximo sábado, dia 29 de fevereiro, o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo em Cataguases. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, pela Prefeitura Municipal. A data teve que ser alterada em função da enchente do começo deste mês, impedindo a realização da campanha. Veja, ao final desta matéria os locais de vacinação.

O Ministério da Saúde lançou a campanha no dia 10 de fevereiro com a meta de vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos em todo o país. O período de vacinação termina dia 13 março. Em todo o país o Dia D de vacinação aconteceu em 15 de fevereiro, quando ocorreu uma grande mobilização para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos. À época, Cataguases vivenciava sua segunda enchente em vinte dias e foi obrigada a adiar este evento.

Agora, no próximo dia 29, sábado, todo o município vai se mobilizar para vacinar o maior número possível das pessoas que estejam na idade alvo da campanha. A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o publico de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Em Cataguases a campanha vai começar às 8h e terminará às 17h. Os locais de vacinação são os postos de saúde dos bairros Bandeirantes, Leonardo, Paraíso, Granjaria, no distrito de Vista Alegre e no Centro de Imunização, localizado na Policlínica Municipal. Além de vacinar o público alvo, a campanha também vai verificar e atualizar, caso necessário, as cadernetas de vacinação. Cataguases não tem nenhum registro de sarampo e a vacina é a única forma de prevenir a doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases | Foto: Prefeitura do Rio