Após dezenove dias Cataguases volta a conviver com a enchente

Após dezenove dias Cataguases volta a conviver com a enchente

Apreensão e expectativa de que uma enchente na mesma proporção da registrada no último dia 25 de janeiro se repita em Cataguases, marcou esta quinta-feira, 13 de fevereiro. Dezenove dias após ter vivenciado uma enchente em que as águas do rio Pomba, que corta a cidade, chegou a nove metros, inundando uma grande parte do município, desta vez a população começou a se mobilizar mais cedo e começou a retirar o que podia de casas e de estabelecimentos comerciais a fim de minimizar eventuais perdas.

A chuva que caiu durante toda a noite de quarta-feira, 12, em Cataguases e região encheu os rios afluentes do Pomba que amanheceu com seu nível elevado e a previsão de mais chuva nas cabeceiras aliada ao grande volume de água que estava vindo em direção a Cataguases fez o vice-prefeito Tita Lima a avisar a todos que se preparassem para a enchente e retirassem tudo o que podiam antes da água chegar. Até às 20 horas desta quinta-feira o rio Pomba deve continuar subindo. Depois disso, serão feitas novas previsões com base em informações obtidas nas cidades acima de Cataguases.

A reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve em todas as regiões atingidas pela chuva. A novidade para todos foi o grande número de encostas que desabou, um fato raro na cidade e que mobilizou toda a equipe da Defesa Civil e também de outros setores da Prefeitura. Até o momento ninguém se feriu em decorrência da chuva e dos desmoronamentos. O bairro mais atingido até o fechamento desta matéria foi o Pouso Alegre (foto abaixo) onde foram registrados o maior número de deslizamentos de encostas. Pelo menos três ocorrências neste sentido a reportagem confirmou e ouviu seus moradores que estão pedindo doações de material de limpeza. Um dos desmoronamentos – o maior deles – atravessou a rua e quase entrou dentro da casa em frente. Hoje seus moradores avisaram que vão dormir em casa de parentes.

No Beira Rio a prefeitura tampou o buraco na entrada do Bairro Ibrahim (foto principal), mas informou que o trânsito no local vai continuar em meia pista e que o conserto definitivo somente vai acontecer quando a chuva parar. E para que isso aconteça, será preciso também construir uma passagem alternativa para fazer a ligação com a Taquara Preta e demais bairros depois do trecho com interditado. Esta é uma previsão do Secretário de Obras, Walber Lacerda que, no entanto, pode não se confirmar dependendo do volume de chuva que a cidade continuar a receber nos próximos dias. É que o que está causando todo o problema no local é um tubulão que está danificado e passa embaixo da rua onde um córrego desemboca no rio Pomba. Segundo ele, este é um serviço demorado e se o seu estado piorar rapidamente, aquela avenida corre o risco de ficar totalmente fechada até a abertura da passagem alternativa.

NOTA DA REDAÇÃO – As reportagens do Site sobre a chuva e os seus estragos no município, bem como o comportamento do rio Pomba e seus afluentes, e uma nova enchente que já ocorre em alguns pontos da cidade estão sendo feitas em vídeo e publicadas imediatamente na fanpage do site que pode ser acessada no Facebook digitando Site do Marcelo Lopes. O objetivo é dar agilidade ainda maior à informação e satisfazer o interesse dos internautas que precisam saber com rapidez o que está acontecendo para se prevenirem. Esta é mais uma inovação que o Site traz aos seus leitores e que foi experimentada com sucesso na última enchente. As reportagens por escrito vão continuar sendo publicadas, como esta, mas sempre sendo um resumo do que aconteceu durante o dia.

Clique nos links abaixo para assistir aos vídeos.

Buraco no Bairro Ibrahim 

Desmoronamento no Bairro Pouso Alegre

Promotor de Justiça esclarece orienta a população

Tita Lima faz balanço sobre a situação da chuva na cidade