Funcionários evacuam Pif Paf por suspeita de vazamento de amônia

Funcionários evacuam Pif Paf por suspeita de vazamento de amônia

Na tarde desta sexta-feira, 31 de janeiro, todos os funcionários da unidade da indústria Pif Paf Alimentos, em Visconde do Rio Branco, foram obrigados a deixar a empresa, após denúncia de vazamento acidental de produto químico e tóxico, possivelmente amônia.

De acordo com informações preliminares, todos os funcionários deixaram o interior da fábrica e foram para o pátio conforme o procedimento operacional padrão utilizado para casos desta natureza. Não houve tumulto nem pânico.

Alguns destes funcionários foram liberados para suas casas, outros foram levados para o Hospital São João Batista, naquela cidade, que teria recebido um grande número de pacientes para exames e verificação de possível intoxicação.

Há informações também de que trabalhadores da empresa foram encaminhados para atendimento em hospitais de Ubá, porém não havia nenhum deles em estado grave e, até o fechamento desta matéria, também não havia sido registrada nenhuma morte em decorrência do acidente.

O Corpo de Bombeiros está no local, bem como ambulâncias e unidades do SAMU, além de viaturas militares. As autoridades que atuam no local pedem que sejam evitadas aglomerações no entorno da empresa visando facilitar o acesso dos veículos que prestam atendimento às vítimas no interior do estabelecimento.

No dia 03 de fevereiro de 2020 a empresa divulgou um comunicado oficial sobre o incidente que segue transcrito abaixo, na íntegra.

                                                     COMUNICADO

A Rio Branco Alimentos informa que ocorreu um incidente pontual na fábrica de Visconde do Rio Branco (MG), na tarde desta sexta-feira (31/01), resultando em um vazamento de amônia na área externa da unidade industrial. A empresa esclarece que todos os seus equipamentos passam por manutenção preditiva regularmente, seguindo as normas de segurança vigentes.

Por medida de segurança, a companhia atuou prontamente para evacuar toda a unidade e notificou o Corpo de Bombeiros, que realizou avaliação e já liberou o local. Além disso, algumas pessoas que se sentiram mal receberam todos os cuidados necessários. Não houve qualquer consequência mais grave.

Um corpo técnico da empresa está empenhado na investigação do caso, de modo que ocorrências dessa natureza não se repitam. A Rio Branco Alimentos lamenta o fato e reforça sua atuação com respeito aos funcionários, à legislação, aos clientes e às comunidades em que está inserida.

Fonte: Hugo Elias VRB Urgente e Repórter Kadu Fontana | Fotos: Redes Sociais