Temporais podem trazer transtornos para a região nas próximas 72 horas

Temporais podem trazer transtornos para a região nas próximas 72 horas

A Zona da Mata está em estado de atenção devido a previsão do tempo para as próximas 72 horas. O aviso é do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A previsão é de fortes temporais, especialmente, para sexta-feira, 24 de janeiro. Já nesta quinta-feira, 23, a probabilidade de chover em Cataguases é de 90%, com temperatura oscilando entre 22 e 30 graus. À noite a previsão é de chuva forte sobre o município.

De acordo com o INPE, na área destacada do mapa onde Cataguases está incluída (ilustração acima), a quinta-feira, (23) será de tempo instável com chuvas constantes de moderada a forte intensidade. Ao final do dia haverá condição para acumulados muito elevados que oferecerão riscos e poderão causar transtornos a população. Em vários municípios desta área delimitada os acumulados de chuva ao final do dia ficarão próximos ou acima de 100 mm.

Para a sexta-feira, 24 (mapa acima), a área destacada será de chuvas generalizadas e de moderada a forte intensidade. Em vários municípios os acumulados serão elevados ao final do dia o que oferecerá riscos a população. A previsão aponta que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 milímetros a 400 milímetros, impactando severamente esses estados nas próximas 72 horas. O aviso de estado de atenção revela a existência de risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.

Fonte e gráficos: INPE, CPTEC, INMET, Ministério do Desenvolvimento Regional