Vigilância Sanitária faz buscas no comércio local pela cerveja suspeita de estar contaminada

Vigilância Sanitária faz buscas no comércio local pela cerveja suspeita de estar contaminada

A equipe da Vigilância Sanitária de Cataguases está realizando uma busca ativa nos estabelecimentos de comércio varejista e atacadista de bebidas verificando “in Loco” a comercialização da cerveja Belorizontina da empresa Backer suspeita de causar a síndrome nefroneural. O produto não foi encontrado à venda em nenhum recinto até o momento, pois já havia sido retirado das prateleiras pelos próprios comerciantes. Mas caso seja visto exposto à venda as garrafas serão recolhidas, informou a Vigilância Sanitária.

Dois lotes da cerveja possuem determinação de serem recolhidos, são eles: L1 1348 e L2 1348, conforme Resolução Específica RE nº 103 de 10 de janeiro de 2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esses lotes não foram encontrados em Cataguases, revela a Vigilância Sanitária, tranquilizando os consumidores do município. Aquele órgão também salientou que não encontrou – até o momento – no comércio local vistoriado produtos da Empresa Backer, sendo que estes comerciantes aguardam contato da cervejaria para fazer a substituição do produto.

Na tarde desta terça-feira, 14 de janeiro, foi confirmada contaminação em um terceiro lote – L2 1354 -, que também deverá ser recolhido pela Vigilância Sanitária caso seja encontrado à venda em Cataguases. Quanto aos demais produtos, os técnicos da Vigilância Sanitária Municipal informam que continuam trabalhando e informando aos estabelecimentos a respeito da Nota Oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicada em 13/01/2019, que intima a Cervejaria Backer a recolher do mercado, além da cerveja Belorizontina, todos os produtos fabricados no período de outubro de 2019 até a presente data. A medida é para preservar a saúde dos consumidores.

A Vigilância Sanitária acrescenta que vai receber os produtos destes lotes acima identificados caso algum consumidor os tenham em suas residências. O órgão orienta ainda o consumidor a não descartar a cerveja daquela marca como resíduo comum, ou seja, jogando-a no lixo. Por fim solicita que em caso de dúvidas qualquer pessoa pode entrar em contato com o Setor para maiores esclarecimentos. Os telefones disponíveis são: 3429-2600 e 3422-3589.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases | Foto: Rede Social