Castramóvel atende mais de 200 animais em Além Paraíba

Castramóvel atende mais de 200 animais em Além Paraíba

O Castramóvel, ônibus adaptado para castrar animais domésticos, realizou 214 procedimentos em Além Paraíba entre os dias 7 e 10 de janeiro. A estrutura do Castramóvel foi montada no Parque de Exposições daquele município, na Ilha do Lazareto, onde foram feitos os procedimentos em 96 cachorras, 29 cachorros, 63 gatas e 26 gatos.

O mutirão foi uma ação da prefeitura de Além Paraíba, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a ONG Ajuda Aliança Juizforana, através de solicitação e interseção do protetor animal Fernando Cruz e recursos viabilizados por emenda parlamentar.

O site O Vigilante Online informou que o protetor voluntário da causa animal, Fernando Cruz, contou que o projeto é fundamental para reduzir o abandono de animais. Ele aproveitou para agradecer todo o apoio de colaboradores voluntários e profissionais que atuaram para que esta ação ocorresse em Além Paraíba. “Me senti lisonjeado de trabalhar com eles nestes quatro dias. Queria agradecer também ao meu grande amigo e protetor animal Bolão, de Juiz de Fora, que tornou possível a vinda do Castramóvel a nossa cidade. Ao prefeito Miguel Belmiro e ao vice-prefeito e Secretário de Saúde Paulo Goldstein que através da prefeitura arcou com todas as despesas de estada, alimentação e deslocamento de toda equipe, além do apoio do deputado estadual Noraldino Júnior, autor da emenda parlamentar”.

Funcionário público, Fernando Cruz esclarece que é coordenador de endemias em Além Paraíba e dá um suporte ao setor de zoonoses, além de não pertencer a nenhuma ONG ou grupo. Em 2019, Fernando resgatou 175 animais de rua. Segundo o voluntário, para pagar as dívidas e reunir os recursos necessários para realizar os resgates ele promove rifas e pede ajuda a uma série de pessoas.

De acordo com a assessoria de imprensa de Além Paraíba, além das castrações, a equipe da “ONG Ajuda” trabalha com a perspectiva da educação ambiental humanitária nas escolas, que pretende conscientizar a população sobre os melhores cuidados a adotar com os seus animais de estimação estimulando nos pequenos o cuidado da natureza e dos bichos.

O Prefeito Miguel Belmiro e seu vice, Paulo Goldstein, enfatizam que o problema da superpopulação de animais é uma questão recorrente em muitos municípios, não só de Minas Gerais, mas também de todo o país. Para os gestores, é muito importante dar atenção a medidas como o projeto Castramóvel, que oferece alternativas e soluções para esse problema.

Fonte e fotos: O Vigilante Online