Casos de sífilis aumentam em Cataguases, revela Secretaria Municipal de Saúde

Casos de sífilis aumentam em Cataguases, revela Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, através do Setor de Epidemiologia, informou nesta quinta-feira, 09 de janeiro, sobre o aumento do número de casos de pessoas com sífilis no município. Sem divulgar números, Tairises da Silva Roque, que é coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Cataguases, disse que a doença é subnotificada no município, ou seja, o número oficial de casos é menor do que o de pessoas infectadas. “A Secretaria toma conhecimento de muitos casos por outros meios como, por exemplo, quando a pessoa quer fazer uma doação de sangue e o exame prévio aponta a doença”, conta.

E não só a sífilis tem aumentado a incidência como também o número de casos de pessoas com HIV e HPV, informa aquela coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ela revela que o tratamento da Sífilis é gratuito nos postos de saúde do município onde a pessoa vai retirar o medicamento que é uma injeção de Benzetacil. É importante lembrar – reforça Tairises – que a sífilis é altamente curável, mas não gera imunidade. Portanto, é possível se infectar mais de uma vez se não usar preservativo”, destaca.

O que é sífilis?
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental. Em formas mais graves da doença, como no caso da Sífilis Terciária, se não houver o tratamento adequado pode levar a pessoa à morte.

Quais são os sinais e sintomas?
Fase Primária – Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.

Fase Secundária – Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Podem ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Fase Terciária – Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte. Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar da maneira correta.

Foto dos sintomas da doença: Roman Didkivskyi/istock