Pioneiro em Cataguases, Posto Bittencourt completa 80 anos em atividade

Pioneiro em Cataguases, Posto Bittencourt completa 80 anos em atividade

No dia 1º de janeiro de 2020, o Posto Bittencourt vai comemorar 80 anos de fundação e de funcionamento ininterruptos. Uma marca historicamente muito difícil de ser alcançada por empresas brasileiras, principalmente no setor do comércio varejista. Naquele primeiro dia do ano de 1940, em Cataguases, o Posto Atlantic, como era chamado, foi pioneiro na cidade e revelava a visão empreendedora de seus proprietários, Alberto Pimentel Bittencourt e seu tio José Sarmento Pimentel. Os dois visionários não se intimidaram com o fato da cidade ter apenas um táxi, um ônibus e mais alguns poucos veículos.

Na década de 40 José Pimentel deixa a empresa e no seu lugar entra Luiz Pimentel Bittencourt, um português trabalhador que permaneceu na empresa até 1967. Oitenta anos depois, o Posto continua nas mãos da mesma família Bittencourt, administrado pelo neto do fundador, o dinâmico empresário Leonardo Costa Cruz Bittencourt. Deixou de ser Atlantic, sua primeira marca, e hoje ostenta a bandeira Ypiranga, mas continua no mesmo endereço: Avenida Astolfo Dutra, 22, bem no coração da cidade. Leonardo conta ter ouvido de seu avô que ele mantinha anotado em um caderno a quantidade de carroças de burro que saíram do posto carregando terra durante sua construção.

Hoje, com 21 funcionários e uma loja de conveniência que funciona vinte e quatro horas, outro pioneirismo de quem tem o olhar voltado para o futuro, ainda é a única a funcionar neste sistema em Cataguases. Moderno e em compasso com a tecnologia, o Posto Bittencourt é sinônimo de tradição aliada à qualidade do combustível que vende e de atendimento eficaz. É dessa forma que Leonardo segue o espírito de vanguarda que herdou de seus antepassados, cuja gasolina chegava em latões de 200 litros oriundos de Juiz de Fora. Hoje, o processo em nada lembra aquele tempo. Um caminhão-tanque faz toda transferência do combustível para os tanques do posto dentro dos mais rigorosos padrões de segurança exigidos pela legislação em vigor.

Além disso, Leonardo destaca a preocupação com o Meio Ambiente. “Somos o primeiro posto de combustível de Minas Gerais a se adequar às normas ambientais do Estado de Minas Gerais, em 2002”, lembra. “Todo o tipo de resíduo que produzimos aqui damos a ele destinação correta, como manda a lei. Nada aqui é devolvido ao Meio Ambiente porque contratamos empresas responsáveis pela coleta e destinação correta deste material”, revela. Outra informação relevante que ele acrescenta é que o Posto mantém em dia todas as licenças – especialmente as ambientais – necessárias para o seu funcionamento, salienta.

Este crescimento sustentável revela o sucesso de seus 80 anos de funcionamento que o levou também a fidelizar sua enorme clientela. Não há uma só pessoa em Cataguases que não conheça o endereço que virou referência em abastecimento de veículos, vendendo combustíveis que nunca deixaram o cliente insatisfeito ao longo de uma história de bons serviços iniciada naquele 1º de janeiro de 1940, marcada e lembrada pelos sentimentos colhidos numa importante caminhada de desafios e vitórias, que sobreviveu, inclusive, aos efeitos da Segunda Guerra Mundial.

Informe Especial – Fotos: Acervo Posto Bittencourt