Santana de Cataguases pode receber projeto de desenvolvimento sustentável

Santana de Cataguases pode receber projeto de desenvolvimento sustentável

O município de Santana de Cataguases pode, em breve, ser contemplado com um grande projeto de desenvolvimento sustentável por meio do plantio da palmeira macaúba. Um encontro realizado na quinta-feira, 19 de dezembro, na Prefeitura daquela cidade, traçou os primeiros passos para sua implementação e contou com a participação do Deputado Estadual Fernando Pacheco, da prefeita Maria Jucélia Baesso Procaci, do presidente do Consórcio MacaúbaBR, Mike Lu, e do administrador da Fazenda da Fumaça, Hênio Murilo de Barros Lemos Filho.

Durante a reunião foi apresentada a “Agenda Santana 2030”, que contém tópicos de desenvolvimento para o município por meio da produção de biocombustíveis. Segundo o presidente do Consórcio MacaúbaBR, Mike Lu, o projeto tem o potencial de transformar a economia local, trazendo renda para Santana de Cataguases e diminuindo os gastos com combustíveis fósseis.

O Deputado Estadual Fernando Pacheco informou que via destinar emendas parlamentares para iniciar o plantio das mudas de macaúba e também para a construir uma plataforma de biorrefinaria. A planta é bastante versátil e além dos biocombustíveis, também tem grande potencial para a indústria do cosmético, além de ser ideal para plantio em Áreas de Preservação Permanente (APP). “Desde o início deste ano estamos desenvolvendo este projeto. Em 2020 é a nossa chance de realizar um plantio experimental e ver os primeiros resultados disso”, disse Pacheco.

Plantio de macaúba pode ser feito na Fazenda do Hospital de Cataguases
A Fazenda da Fumaça localizada entre os municípios de Cataguases e Santana de Cataguases e de propriedade do Hospital de Cataguases é a primeira opção para plantio da macaúba, ao menos em caráter experimental. O local possui área total de 1.826,37 hectares. A administração da Fazenda da Fumaça confirma o bom potencial da área para o plantio.

A “Agenda Santana 2030” ainda contempla outros polos de desenvolvimento local, como a transformação de óleo de cozinha em bio óleo e a promoção do agroturismo na região. A iniciativa prevê, por exemplo, o abastecimento de veículos da Prefeitura Municipal de Santana de Cataguases, como ônibus escolares e caminhões, com biocombustíveis, que serão refinados em uma plataforma a ser instalada na própria cidade.

Durante todo o ano de 2019 o Deputado Fernando Pacheco promoveu encontros e audiências para debater sobre o potencial da macaúba na promoção do desenvolvimento econômico sustentável na Zona da Mata de Minas Gerais. No mês de agosto reuniões em Cataguases e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais aproximaram importantes atores que podem contribuir para o desenvolvimento do projeto, como agricultores e a Secretaria Nacional de Aviação Civil.