Cataguases conta agora com uma médica hematologista

Cataguases conta agora com uma médica hematologista

Uma nova especialidade médica está disponível para os cataguasenses e moradores da região. É a Hematologia, que vem sendo exercida na cidade pela médica Juliana Guimarães Abreu (CRM-MG 59068), que é formada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, no Rio de Janeiro, e tem duas especializações com residência em Clínica Médica (RQE 36600) na Maternidade Terezinha de Jesus e em seguida fez Hematologia e Hemoterapia (RQE 38059), no Hospital Universitário da UFJF, ambos em Juiz de Fora.

Especialidade pouco conhecida da população, o médico hematologista faz diagnóstico e trata doenças relacionadas ao sangue, medula óssea e sistema linfático. Conforme explica, “são exemplos de casos da nossa área pessoas com aumento ou diminuição de hemácias, leucócitos ou plaquetas”, conta a doutora Juliana Abreu. O paciente geralmente chega ao seu consultório indicado por especialista de outra área, mas isso não é uma regra, acrescenta.

– A pessoa pode vir aqui por vontade própria após detectar algumas alterações que viu no seu hemograma. Outros sinais indicativos para se procurar um hematologista são o surgimento espontâneo de manchas roxas indolores pelo corpo, sangramentos espontâneos no nariz e na gengiva, febre de origem inexplicada e linfonodos aumentados , que são ínguas no pescoço, axilas e virilha que podem indicar alteração hematológica”, revela Juliana Abreu. Sobre câncer ela informa que o hematologista também diagnostica e trata tumores onco-hematológicos , como por exemplo as leucemias, linfomas, mieloma múltiplo… Porém , vale ressaltar que a maioria dos pacientes que chegam para avaliação no consultório possuem diagnósticos benignos que a gente trata com medicamentos que não são quimioterapia”, revela.

Juliana Abreu atende em seu consultório que fica na Rua Dr. A. C. Sobral, 319, no Centro de Cataguases, com consultas com hora marcada. O agendamento pode ser feito pelo telefone (32) 3421-4255, para às segundas, terças e quartas-feiras, sendo que na segunda, somente na parte da manhã, das 8h às 11 horas e nos demais dias, a partir das 14 horas. Atende também particular e convênios, como Unimed e HC Saúde.

Informe Especial