Cantata do Sicoob Coopemata invoca a Paz, gratidão e mundo melhor

Cantata do Sicoob Coopemata invoca a Paz, gratidão e mundo melhor

Cantar a paz, a gratidão e o desejo de um mundo melhor. Esta foi a espinha dorsal da já tradicional Cantata do Sicoob Coopemata, que foi apresentada no começo da noite deste domingo, 08 de dezembro, na quadra poliesportiva do Colégio CEC, no Bairro Bela Vista, em Cataguases. Um momento de encantamento proporcionado por cerca de trezentas crianças e adolescentes que integram o Projeto Encantando, criado e mantido por aquela cooperativa e que funciona no Centro Cultural Sicoob Coopemata, na bela casa que foi da artista plástica cataguasense, Nanzita.

Antes da Cantata o público foi recepcionado pela Banda de Música Rogério Teixeira, outro projeto cultural mantido pelo Sicoob Coopemata. Logo depois, o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, César Augusto Mattos, abriu o evento agradecendo a presença de todos que lotavam a quadra, pontuando que a cada ano a Cantata atrai um público maior para alegria de todos os envolvidos naquele projeto criado há cinco anos e que se tornou a “menina dos olhos” de todos daquela instituição. César ainda elogiou a dedicação dos alunos durante os ensaios e aulas do Projeto e desejou boas festas a todos.

Comandada por um grupo de profissionais que ministram as aulas de música, canto e outras atividades no Centro Cultural Sicoob Coopemata, o maestro Adriano Cunha, sempre muito festejado pelas crianças, deu início à noite com a música “Happy Day”, que contou com a participação de dançarinos que desenvolveram uma coreografia especial para a canção que é um ícone da música mundial. Depois disso, foram interpretadas outras doze canções, todas de compositores brasileiros que traziam mensagens de fé, esperança e de paz, por um mundo melhor. Como por exemplo “Bola de Meia, Bola de Gude” de Milton Nascimento, em cujo um dos versos diz acreditar que coisas bonitas não deixarão de existir. A preocupação com o planeta Terra também foi lembrado em “O Sal da Terra”, de Beto Guedes, que pede muito amor para construir uma vida nova.

Em alguns momentos a música dava lugar a enormes cartazes trazidos por crianças com mensagens de um mundo melhor como a que disse: “Eu acredito em um mundo de paz feito com as nossas mãos”, ou a que dizia “Não é porque eu sou pequeno que não posso transformar o mundo”. E esta alternância elevou o grau de emoção da plateia que ao final aplaudiu de pé e emocionada o espetáculo que chegava ao fim. Adriano agradeceu a todos, lamentou a saída de três adolescentes do projeto por terem atingido a idade limite e fez todos cantarem o parabéns pra você para outra integrante do Encantando que comemorava aniversário. Agradeceu a todos o empenho e foi muito festejado pelas crianças.

O encerramento foi feito pelo gerente do Centro Cultural Sicoob Coopemata, Geraldo Magela Mazzini, que fez um breve pronunciamento em que destacou a força de vontade “constante de realizar” de todos os envolvidos naquele projeto. Conforme disse, “temos aqui o Adriano e sua equipe que fazem o máximo para que tudo aconteça e na outra ponta, o César Mattos, que acredita sempre em cada iniciativa desta equipe que trabalha com muito amor e dedicação e, desta forma, nos dá total liberdade para criar, evoluir e produzir”, disse. Magela parabenizou a todos e agradece ainda a presença do grande público desejando a todos um feliz natal.

Veja na galeria abaixo a cobertura fotográfica do evento.