Caic recebe benfeitorias da Energisa por meio do Projeto de Eficiência Energética

Caic recebe benfeitorias da Energisa por meio do Projeto de Eficiência Energética

O Caic começa dezembro ganhando presente de Natal. É que no começo da tarde desta terça-feira, 03, a Energisa entregou as obras de eficiência energética realizadas naquele prédio que abriga a Escola Municipal Professor Lysis Brandão da Rocha, Creche Esperança e o Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil. O Caic fica no Bairro Santa Clara, em Cataguases, e atende a a moradores do seu entorno, conforme revelou seu diretor, Ivan Luiz Rosa. O presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, o diretor Fernando Costalonga e o Gerente de Serviços Comerciais Luciano Lima, participaram da solenidade de entrega destas benfeitorias.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que está beneficiando também outras escolas públicas do município, como a Professor Antônio Amaro, Darcília Guimarães e Manoel Dutra de Siqueira. O Caic e estas outras escolas passaram por revitalização no sistema de iluminação e condicionamento ambiental, bem como troca de lâmpadas e de aparelhos eletrodomésticos usados, por modelos mais econômicos e eficientes. Aquela escola também ganhou sistema de energia fotovoltaica e de aquecimento solar, o que significou investimentos de R$ 280 mil. Agora, deverá economizar cerca de R$ 3 mil mensais na conta de energia elétrica.

Durante a solenidade no Caic o público foi presenteado com a apresentação da Fanfarra daquela escola com coreografia e repertório diferenciados. Empolgou a plateia e arrancou elogios de Eduardo Mantovani que na ocasião revelou que a Energisa vem contribuindo para revitalizar quatro bandas na cidade. Ele dirigiu-se aos alunos e os aconselhou a estudarem para que possam contribuir para um país melhor. Já Ivan Luiz Rosa foi enfático: “Quando sonhamos juntos os sonhos se tornam possíveis. Sem essa parceria, não teríamos realizado este trabalho de eficiência energética, que vai gerar economia para a escola. E este valor economizado poderá ser aplicado em outras melhorias na escola para os alunos”, comentou.

A solenidade terminou com o Grupo Pera apresentando a peça teatral “Uma casa nada econômica”. Os atores Aline Milani, Eric Araújo e Emmanuel Braga levaram – com muito humor – ensinamentos para as crianças sobre como economizar energia elétrica no dia-a-dia. E a meninada ficou ligada o tempo todo em cada palavra e em cada gesto dos atores. Também deram muitas risadas e ainda levaram para casa uma cartilha interativa sobre o assunto. Ao final Eduardo Mantovani entregou a Tita Lima e Ivan Rosa a placa alusiva ao programa de Eficiência Energética. O serviço de instalação do sistema fotovoltaico foi executado pela empresa Efficax Eficiência Energética de propriedade dos sócios Gilmar Rocha Silva, gestor de projetos, e Antônio Elízio de Oliveira, engenheiro eletricista. Na foto estão ao lado de Tiago Bittencourt da Lumem Solar, de Cataguases. Na próxima segunda-feira, 09, serão realizadas mais duas entregas. Desta vez nas escolas municipais Darcília Guimarães (Vila Reis) e Manoel Dutra da Siqueira (São Diniz).

Veja as fotos do evento na galeria abaixo.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da ENERGISA Minas Gerais.