Escola Guido Marlière faz campanha para sediar unidade do Conservatório de Música Lia Salgado

Escola Guido Marlière faz campanha para sediar unidade do Conservatório de Música Lia Salgado

A Escola Estadual Guido Marliére acaba de lançar uma campanha pública visando conhecer o interesse da população em aprender a tocar algum instrumento musical ou a cantar. O objetivo é instalar em suas dependências a segunda unidade do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado”, que funciona em Leopoldina há décadas. A informação foi divulgada inicialmente na rede social Facebook pelo diretor da Guido Marlière, Elias Francisco de Oliveira Júnior, e repassada também a este site com o objetivo de dar ampla divulgação à proposta.

Neste sentido Elias Júnior elaborou um questionário que está à disposição dos internautas naquele rede social, inclusive na fanpage daquela escola, mas que você pode acessar e responder clicando aqui. É importante preencher todos os campos (são poucos) para que o questionário seja válido. Ao final é só clicar no botão Enviar e pronto. Vale ressaltar que todas as perguntas devem ser respondidas apenas por aqueles que querem aprender música, a tocar algum instrumento ou a dar aulas, pois é o número de interessados que vai definir a aprovação ou não da proposta.

Elias contou que esta pesquisa é necessária para ajudar a Secretaria de Estado de Minas Gerais viabilizar o projeto que, segundo ele, “foi muito bem recebido pela Superintendente Regional de Ensino de Leopoldina e pela diretora daquele Conservatório, Simone Seoldo.” Ele completa dizendo: “Nunca me conformei em ver uma estrutura daquela, no centro da cidade, fechada à noite. Agora chegou a hora de colocar esta ideia em prática”, afirmou. Aquele diretor garante também que a instalação do Conservatório nas dependências do Guido Marlière não vai atrapalhar em nada os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental que estudam durante o dia.

Outras duas razões citada por Elias Júnior para instalar a unidade em Cataguases é o grande número de alunos da cidade que estudam lá quase diariamente, enfrentando estrada, gastando recursos e voltando muitas vezes à noite para suas casas, além de ser mais uma opção de qualificação profissional para a população, afirma. Ele disse estar otimista quanto a concretização da proposta, mas sabe que tudo vai depender do interesse da população cataguasense em estudar no Conservatório.

Conservatório Estadual de Música Lia Salgado
Foi criado pela Lei nº 1.123, de 03 de novembro de 1954 e instalado e começou a funcionar em 23 de janeiro de 1956, no segundo andar do prédio do antigo Gymnásio Leopoldinense, onde está até hoje.

Desde a sua criação o Conservatório tem revelado inúmeros talentos, despertado o gosto pela arte musical e a sensibilidade de várias pessoas que iniciaram sua formação nesta escola, seguiram seus estudos na área, graduaram-se, licenciaram–se e hoje estão novamente no Lia Salgado, colocando em prática seu aprendizado e ensinando música às novas gerações.

Cursos Oferecidos
Curso de Educação Musical – Violão, Piano, Violino. Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto
Curso de Educação Profissional – Violão, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto

Com informações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais