Festival Ver e Fazer Filmes: Forum discute papel do audiovisual no ambiente escolar

Festival Ver e Fazer Filmes: Forum discute papel do audiovisual no ambiente escolar

O Festival Ver e Fazer Filmes proporcionou no final da tarde de quinta-feira, 21 de novembro, em seu terceiro dia, um encontro entre educadores e realizadores do evento para um debate sobre o papel da arte, em especial das produções audiovisuais, nas atividades em sala de aula. Denominado Forum Escola Criativa, o evento reuniu Isa Rodrigues, da Fábrica do Futuro, e o professor Luiz Fernando Leitão, do Instituto Cidade de Cataguases, com professores, diretores escolares e supervisores pedagógicos das escolas de Cataguases num bate-papo sobre as experiências que foram vivenciadas por crianças e jovens que formaram o público do festival durante as exibições da semana, e como elas se refletiram no ambiente escolar.
Também marcaram presença o gestor executivo da Fábrica do Futuro, César Piva, e a Diretora Regional de Ensino em Leopoldina, Ana Paula de Moura Ferreira Dias. Em meio a vários debates, chamaram a atenção os testemunhos dos educadores, que confirmaram a relevância da semana de imersão no cinema pelos estudantes e que fizeram eco em sala de aula, promovendo reflexões, debates e mudanças de comportamento. “Os alunos mais retraídos se tornaram mais participativos nas aulas. Sem dúvida essa experiência impactou positivamente na vida destas crianças”, afirmou uma professora da Escola Municipal Maria José Peloso, que ainda destacou os temas abordados nos curtas-metragens exibidos. “A seleção de filmes foi maravilhosa, porque eles abordaram situações do dia-a-dia das crianças, mostrando o que estamos vivendo, e isso aproximou ainda mais os alunos das obras apresentadas”,elogiou.

Os atores Fernanda Farage, Helena Werneck e Theo Carias.

Para a diretora da Escola Municipal Carmelita Guimarães a felicidade das crianças e jovens em terem participado do festival foi uma das coisas que mais impactou o ambiente em sua escola. Também foi ressaltada a importância de se discutir o audiovisual com o público jovem, a integração das novas tecnologias com as instituições de ensino da região. Neste sentido, o professor Luiz Fernando Leitão destacou que o cinema promove reflexões em sala de aula e atingiu um dos objetivos da educação que é o desenvolvimento de competências e habilidades.

Série para a TV
O encerramento deste evento aconteceu após às 19 horas quando o público foi convidado a assistir três episódios da série “Árvore dos Araújos”, rodado em Piacatuba e Cataguases através do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com atores e profissionais técnicos também da região. A série aborda temas sérios vividos diariamente por inúmeras famílias brasileiras como separação, orfandade, união interracial, entre outros temas, e foi dirigida por Alfredo Alves.

Presente ao evento, o produtor da série de vinte e três episódios de treze minutos cada, Breno Nogueira, que também produziu o filme “A Queda”, ainda inédito, por intermédio do Polo Audiovisual, conversou com a plateia sobre o papel do cinema na educação dos jovens, citando esta obra como exemplo, uma vez que ela é dirigida para o público infantil. No elenco um quarteto de crianças, sendo três cataguasenses: Fernanda Farage, Theo Carias e Helena Werneck são os protagonistas da trama e esbanjam talento.

Breno Nogueira, Fred Pequeno, da produção da série com os atores Fernanda Farage, Theo Carias e Helena Werneck

Veja o vídeo com uma entrevista feita com o trio após a exibição dos três episódios da série. Clique aqui para assistir.

Breno Nogueira, César Piva e os atores, Fernanda Farage, Helena Werneck e Theo Carias.