Câmara de Leopoldina aprova projeto de lei que reduz prazo de concessão do transporte coletivo

Câmara de Leopoldina aprova projeto de lei que reduz prazo de concessão do transporte coletivo

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina durante reunião ordinária ocorrida dia 5 de novembro, o Projeto de Lei Complementar sobre o serviço de transporte coletivo de passageiros no município de Leopoldina, de autoria do Poder Executivo. A matéria trata da organização do transporte coletivo, sua organização, concorrência pública, encargos das concessionárias, condições dos veículos, direitos e deveres dos usuários, tarifas, gratuidade, descontos e revogação da concessão.

O referido projeto teve seu texto original modificado através de emendas apresentadas pelo vereador José Augusto Cabral. Entre as modificações aprovadas estão a criação de uma ouvidoria para atendimento ao usuário do transporte coletivo, a diminuição para 10 anos do prazo de concessão para exploração dos serviços para as linhas urbanas e distritais, além da retirada da possibilidade de renovação por igual período. Uma subemenda foi apresentada pelo vereador Valdilúcio Malaquias (Didi da Elétrica).

Entre os encargos da concessionária, o projeto determina que os serviços de transporte sejam executados com rigoroso cumprimento de horário, frequência, itinerário, pontos de parada e terminais. Caberá à empresa a obrigatoriedade de proporcionar, periodicamente, treinamento e reciclagem do pessoal de operação, principalmente nas áreas de relações humanas, segurança do tráfego e primeiros socorros.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei Complementar nº 02/2019 foi aprovado em regime de urgência por unanimidade e encaminhado para a sanção do prefeito municipal.

Ainda não há informações sobre a data da licitação que será realizada pela Prefeitura de Leopoldina.

Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina | Texto: Arnaldo Spíndola | Foto: O Vigilante Online