Taxistas pedem regulamentação do transporte por aplicativo em Leopoldina

Taxistas pedem regulamentação do transporte por aplicativo em Leopoldina

Representantes dos taxistas de Leopoldina reuniram-se na tarde da última segunda-feira, 4 de novembro, com o prefeito José Roberto de Oliveira e alguns de seus secretários municipais, no Edifício Athenas Shopping, localizado na Praça Professor Botelho Reis. Juntamente com os advogados Paulo Sérgio Avezani, de Juiz de Fora, e Helena Guerson Barbosa, de Leopoldina, e de diretores do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Leopoldina, os taxistas sugeriram ao prefeito um projeto de lei que regulamente o transporte de passageiros realizado no município por meio de aplicativos.

Durante o encontro os advogados contratados pelos taxistas reafirmaram que o Sindicato não quer prejudicar ninguém, apenas busca garantir os direitos da categoria, além da segurança para todos os usuários do serviço no município. “A categoria está preocupada com o transporte clandestino”, declarou ao Jornal O Vigilante Online o Dr. Paulo Avezani, informando que os taxistas não pretendem impedir os aplicativos, eles estão sugerindo um projeto de lei visando regulamentar esse tipo de transporte também, além do táxi obviamente. Que esse transporte seja regulamentado com o objetivo de trazer mais segurança para a população de Leopoldina”, afirmou o advogado.

Ainda segundo Avezani, é preciso também garantir a igualdade na concorrência entre as partes, táxis e aplicativos. “O que não pode hoje, igual está acontecendo em Leopoldina, é o transporte clandestino sem autorização, sem regulamentação, trazendo insegurança jurídica para o sistema e pública também para aquele usuário desse tipo de transporte, porque hoje o município não tem sequer o controle de quem está operando esse tipo de transporte por aplicativo. O objetivo dos taxistas é ampliar esse serviço e que a população tenha o direito de escolha, sim, mas que seja resguardada a ela segurança e aos taxistas a igualdade na concorrência, que é muito salutar para o mercado”, finalizou o advogado da categoria.

“A reunião foi muito boa”, disse o presidente do Sindicato, José Euler Almeida Neto, referindo-se ao encontro com o prefeito e secretários. Ele reafirmou que a entidade não quer prejudicar ninguém, apenas busca garantir os direitos da categoria, além da segurança para todos os usuários do serviço no município. “Nós não somos contra o aplicativo, somos contra o transporte clandestino”, esclareceu Euler à reportagem. A Prefeitura de Leopoldina ainda não se pronunciou a respeito da sugestão dos taxistas.

Fonte e fotos: O Vigilante Online