Missionária no Haiti há 6 anos, Irmã Carmelita faz palestra aos jovens do Colégio Carmo

Missionária no Haiti há 6 anos, Irmã Carmelita faz palestra aos jovens do Colégio Carmo

Com as equipes de ajuda humanitária, no Haiti, está, desde fevereiro de 2014, a Irmã Carmelita da Divina Providência, Ideneide do Rego. Neste mês, ela veio ao Brasil e está nesta terça-feira, 29 de outubro, em Cataguases para compartilhar sua experiência com a comunidade local da Congregação Carmelita da qual faz parte e com os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Carmo.

As palestras aconteceram durante toda a manhã, com as turmas do 6º e 7º anos, depois, com os alunos do 8º e 9º anos e por fim com as turmas do 1º ao 3º anos do Ensino Médio. “No Haiti, são muitos e muitos gritos, necessidades básicas de todo ser humano: o direito à alimentação, à água, à educação. A situação, lá, infelizmente, é alarmante”, descreveu Irmã Ideneide.

Ela faz parte do projeto de solidariedade entre as igrejas do Brasil e do Haiti, em uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e da Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB, com as quais a Congregação das Irmãs Carmelitas se uniu.

Aos estudantes do Carmo, mostrou um pouco do que vivencia em seu trabalho como voluntária. Como se sabe, o Haiti é um dos países mais pobres do mundo e o mais pobre das Américas. Mais da metade dos haitianos vivem abaixo da linha da pobreza e cerca de um quinto deles, na extrema pobreza.

Ao final das palestras, Irmã Ideneide disse que sempre se emociona ao falar do que vive em seu dia a dia: “Essas partilhas de vida nos ajudam a sair da gente mesmo e a valorizar aquilo que a gente tem. Eu fiquei muito feliz com a oportunidade de falar aos jovens do Carmo, porque houve muita receptividade, preocupação e desejo de fazer alguma coisa que possa amenizar a situação do povo. Isso é fruto não só da minha partilha, hoje, com eles, mas das coisas que eles já vêm alimentando.”

O país onde a Irmã Carmelita vive há seis anos é marcado por catástrofes naturais e crises sociopolíticas. Nos últimos dias, agravaram-se os conflitos e a violência no Haiti, o que torna ainda mais dramática a situação dos moradores mais vulneráveis. Manifestantes, inclusive religiosos, se uniram aos movimentos de protestos, exigindo a renúncia do chefe de Estado. Irmã Ideneide pretende voltar para o Haiti neste próximo mês de novembro, apesar das incertezas quanto à segurança dos voluntários em meio aos conflitos.

“O que sustenta uma comunidade intercongregacional, como a que participo, é a oração pessoal e comunitária, a vida fraterna, a ajuda e o respeito mútuo, a capacidade de acolher o diferente e principalmente a integração interior”, destacou. “A comunidade carmelita reza por ela, por sua missão e pelo povo haitiano”, afirmou a Diretora Administrativa do Colégio Carmo, Irmã Dahlia.

Fonte: Colégio Carmo | Texto e fotos: Luciana Mendonça de Melo