Pleno, plano de saúde da Unimed Cataguases, conquista seus associados

Pleno, plano de saúde da Unimed Cataguases, conquista seus associados

Prestes a completar seu primeiro ano de funcionamento, o Unimed Pleno, plano de saúde daquela operadora que funciona na Praça Simão José Silva, no Bairro Bela Vista, em Cataguases, conquistou seus associados. O segredo do sucesso é a forma personalizada que adotou para tratar de cada um como se fosse único, com hora marcada e cuidando da pessoa e não somente de um determinado problema de saúde. Esta é, pelo menos, a opinião de quatro associados ouvidos pela reportagem do Site do Marcelo Lopes, dia 10 de outubro.

A enfermeira responsável técnica pelo Atendimento Básico de Saúde, que é o serviço prestado pelo Pleno, Aline Oliveira Vieira, contou que ele será “o futuro da saúde no país.” Segundo ela, este sistema implementado pelo Pleno dá ao paciente um tratamento diferenciado, “olhando a pessoa como um todo e não apenas para o problema que ela relata. Este tipo de modelo de atendimento vem se expandindo pelas Unimeds de todo o país com resultados muito acima do esperado”, acrescenta. Aline também esclarece que o Pleno não é um pronto-atendimento, mas sim o lugar para tratar algumas patologias eventuais, como gripe, febre, lombalgia e até dor de cabeça. “Nós trabalhamos aqui com hora marcada, mas se o paciente apresentar uma dor inesperada, vamos encaixá-lo em nossa agenda e ele não ficará sem atendimento”, afirmou a enfermeira responsável.

O médico responsável pelo Pleno é Leonardo Pinto Teixeira (foto acima), mas a cada dia da semana o espaço conta com o atendimento de um profissional diferente, que é chamado de médico de referência, porque é aquele que vai conhecer a vida do paciente e de sua família e dar sequência ao seu tratamento, explica Leonardo. “O Pleno é um modelo de atenção integral à saúde primária onde temos uma capacidade de resolutividade dos casos em torno de 90%. Os outros 10% são encaminhados para especialistas, hospitais, em casos de internação, ou doenças crônicas graves ou agudas graves”, revela. “Além disso – acrescenta – a gente conta também com uma equipe multidisciplinar de enfermagem, fisioterapia, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo além de programas gratuitos da Unimed como o Gestar Bem (gestantes) Viva Leve (obesos), Crônicos (portadores de doenças crônicas). E, por fim, temos interesse, como já foi dito, de criar um vínculo com os pacientes e suas famílias, para que venham aqui de forma preventiva e não só quando estão doentes”, finalizou.

O Pleno é um plano de saúde local da Unimed que atende a funcionários da Companhia Industrial Cataguases, aos do Supermercado Morais e também aos da própria Unimed Cataguases. Como a Unimed já tratava alguns pacientes crônicos em outros programas, eles foram levados para o Pleno, mesmo não fazendo parte do quadro de funcionários destas empresas. “O Pleno é uma nova filosofia no tratamento da Saúde, que é cuidar para não adoecer, invertendo o que hoje acontece, que é cuidar somente quando se adoece”, revela Aline (foto ao lado). Quatro destes pacientes deram um depoimento sobre sua experiência com o Plano Pleno. Veja abaixo o que eles disseram.

Antônio Natal de Oliveira“Só temos a elogiar o atendimento, desde a triagem, recepção até o tratamento médico. Nós somos muito bem atendidos e o que me agrada muito também é o fato do Pleno formar um banco de dados de cada paciente, o que facilita o tratamento. Aqui a gente é acompanhado pelos profissionais que conhecem nossa história de vida.”

 

Roberta Ribeiro de Oliveira“Carinho enorme. É isso que os profissionais do Pleno têm com a gente. Somos acolhidos de fato por eles. Eu e minha filha fomos as primeiras a utilizar o Pleno em Cataguases e, desde então, voltamos sempre que necessitamos e recebemos um atendimento completo, diferente do que a gente estava acostumada a receber. Com certeza indico esse plano para todos porque ele é realmente diferente e funciona.”

 

Fábio Júnior Santos Miguel“Particularmente o acolhimento aqui é excelente, ímpar e diferenciado. Só tem aqui. O atendimento também é excelente. Sou cliente Unimed há 18 anos e há 11 anos faço tratamento aqui por conta de um problema de saúde crônico e desde que vim para o Pleno tive uma melhora significativa, o problema está quase sanado. Chama minha atenção essa troca de informações permanente entre paciente e os profissionais do Pleno. O médico está sempre nos acompanhando e conhece o nosso problema.”

Adriana dos Santos Souza Silva“Pra mim o atendimento que o Pleno me dá é um diferencial relevante. Eu cheguei aqui acreditando que não iria sobreviver. Sou diabética, sofri amputação de quatro dedos e esse tempo todo, há seis anos, que amputei os dedos, nunca tive um tratamento como este que recebo aqui. Encontrei uma nova família aqui no Pleno. Recebo muito carinho de todos, do Doutor Leonardo e das enfermeiras. Acho que faltava isso pra nós aqui em Cataguases. Recebi apoio psicológico. Eles me ligam. O Pleno chegou para mim na melhor hora quando realmente precisava muito desse tipo atendimento. Há quatro meses estava numa fase muito ruim da doença e a equipe do Pleno conseguiu reverter.”