Curso de Administração da FIC obtém nota máxima no Enade

Curso de Administração da FIC obtém nota máxima no Enade

A FIC – Faculdades Integradas de Cataguases – está em clima de comemoração. E motivos não lhe faltam. A instituição de ensino superior mais tradicional da cidade acaba de conquistar a nota máxima no Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – realizado em 2018, nos cursos de Administração e no de Tecnologia em Logística. Além disso, Pedagogia figura com quatro estrelas no Guia das Faculdades, publicação que sucede ao renomado Guia do Estudante, desta vez acompanhado pelo Curso de Administração, também com quatro estrelas.

Feliz com o resultado, o coordenador do Curso de Administração da FIC, Luiz Antônio Paixão Resende revelou que aquela faculdade ficou na 10ª colocação geral no Enade, entre 211 concorrentes, considerando as universidades federais, estaduais e as particulares em toda Minas Gerais. Ele detalha a pontuação: “Na Zona da Mata conquistamos a primeira colocação entre as faculdades particulares, somos a única que conseguiu nota máxima neste exame. E no estado de Minas Gerais a FIC é a segunda faculdade de Administração, também entre as particulares”, relata.

No Brasil apenas 3,2% das instituições de ensino superior obtiveram nota máxima no Enade 2018, salienta Luiz Paixão, lembrando que “a nossa FIC está neste seleto grupo.” Sobre este resultado ele enaltece o desempenho dos alunos, professores, coordenação e toda a comunidade acadêmica da instituição. “Não é um resultado simples de conseguir porque demanda muito tempo e investimento”, diz, para reafirmar a disposição de todos em manter esta pontuação no próximo Enade que vai ocorrer em 2021.”Quero lembrar que isso é perfeitamente possível porque nós começamos com uma nota 3, em 2014; subimos para 4 e agora, chegamos ao topo”, recorda.

O curso de Logística da FIC foi outro a obter nota máxima no Enade. Coordenado pelo professor Mário César Oliveira, ele foi criado em 2014. “Já naquela época, lembra, nascemos com nota 4. Fizemos nosso primeiro Enade e mantivemos a pontuação e, agora, em nossa segunda experiência neste exame, conquistamos nota máxima. Uma tremenda alegria”, afirma aquele professor. Ele faz questão de dizer que esta felicidade é o resultado de um longo tempo de preparação, planejamento, dedicação de todo o corpo docente da FIC, dos funcionários, colaboradores, direção e da coordenação.

– E, claro, agradecemos o empenho de nossos alunos que foram lá fazer a prova de mais de quatro horas de duração. Vestiram a camisa da FIC, e isso também é uma vitória deles. Estes alunos fizeram o Enade realmente com conhecimento técnico e esta nota veio coroar todo este nosso trabalho, frisa Mário César. O profissional em Logística – lembra aquele professor – pode atuar nas seguintes áreas: Expedição, Faturamento, Compras, Suprimentos de Materiais, Comércio Internacional, Logística Internacional, Armazenagem e Almoxarifado.

Outro curso que aparece com destaque no Guia das Faculdades do Estadão, é o de Pedagogia, que recebeu 4 estrelas. A professora Juliana Iennaco, sua coordenadora desde 2015, conta que a publicação classifica os cursos a nível nacional. Ela também está exultante com este ótimo desempenho, lembrando que em 2018, Pedagogia foi o primeiro curso do Grupo Unis a figurar naquele Guia, então chamado do Estudante, quando obteve também quatro estrelas. “Para isso tivemos de cumprir uma série de exigências. E o que nos deixa ainda mais felizes é que se olharmos somente para nossa região veremos que apenas o nosso curso da FIC está neste Guia”, conta.

Este resultado, segundo analisa, “é a soma de tudo o que a gente faz enquanto curso. Ele tem um nível de empregabilidade altíssimo (entre 80% a 90% de todos os ex-alunos estão no mercado de trabalho); desenvolvemos projetos sociais; possui visão diversificada do que o pedagogo pode fazer e, neste sentido, realizamos projetos no asilo que trabalha com coordenação motora e memória; temos projeto de pedagogia hospitalar, em que uma aluna atende as crianças em estado de internação; projetos na Apae com as crianças ajudando-as a se desenvolver por meio da Informática e projeto de música e pedagógico”, detalha.

O curso de Administração da FIC também está no Guia das Faculdades desde 2015, porém figurava com 3 estrelas, sendo que este ano subiu para quatro. “Este fato, avalia o coordenador, comprova o nível de excelência do curso. E isto faz toda a diferença para o aluno que pretende ser um profissional desta área e quer uma graduação de qualidade”, finaliza Luiz Paixão.