Zollern faz aliança com empresa da Áustria e projeta fase de crescimento

Zollern faz aliança com empresa da Áustria e projeta fase de crescimento

A Zollern Transmissões Mecânicas, multinacional que atua em Cataguases desde 1978, está ingressando em uma nova e promissora fase. A empresa, acaba de firmar um joint venture a nível mundial para a área de Mancais, com outra gigante do setor, a austríaca MIBA, que já tem uma fábrica de outra área de seus negócios no Brasil, além de 28 outras em todo o mundo. A Miba atualmente emprega perto de 8 mil funcionários sendo a grande maioria fora da Áustria. A divulgação ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, 03 de outubro, na sede da Zollern, em Cataguases, por Pedro Paulo Almeida, diretor geral daquela empresa no Brasil e Clemens Honeder, CEO da Miba Industrial Bearings, que está no Brasil para entender o negócio da unidade brasileira do novo joint venture e o que a empresa pode fazer para, junto com a equipe de gerenciamento da Zollern, promover um planejamento estratégico de crescimento.

Joint venture é um acordo entre duas ou mais empresas que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum. Deste modo, a Zollern mantém o seu nome e características próprias, mas será criado um plano de trabalho comum para as duas empresas, explicou Clemens ao lado de Pedro Paulo, ao Site do Marcelo Lopes, durante entrevista exclusiva. Conforme detalhou aquele executivo, pelo acordo firmado a Miba ficou com 75% desta transação e a Zollern com 25% e terá a gestão industrial do novo negócio comum. “Nosso objetivo é unir forças, aquilo de bom que a Miba tem e que a Zollern também tem, na Alemanha e aqui. Queremos sempre crescer sustentavelmente, este é um dos objetivos deste joint venture”, completou Clemens.

Ano passado, revela Clemens, a Miba teve um faturamento da ordem de 985 milhões de Euros, sem contar ainda com a adição deste joint venture com a Zollern na área de mancais. A empresa pertence a uma família austríaca e, assim como a Zollern que também é familiar, tem como estilo de negócio pensar a longo prazo para não se desfazer do que fez, completou o CEO da Miba. A empresa possui seis divisões de negócios, como por exemplo a de sinterização, que faz peças para área automotiva e já está presente no Brasil com unidade em Indaiatuba/SP. As outras divisões da Miba produzem peças e equipamentos de alta tecnologia também, incluindo componentes de eletrônica para carros elétricos. Por isto não dependemos de um só negócio”, destacou.

Um detalhe que merece ser destacado na trajetória da Miba, conforme revela Clemens Honeder, é o reinvestimento permanente no negócio. Isto, afirma, fez com que a empresa dobrasse de tamanho em vendas nos últimos dez anos, “sem contar este joint venture que está envolvendo três unidades da Zollern. Ou seja, vamos crescer juntos muito mais de agora em diante”. Atualmente a Zollern do Brasil exporta 45% de toda a sua produção e a expectativa agora, conforme acrescenta Pedro Paulo, “é crescer também neste quesito”.

A expectativa maior da Miba a respeito deste joint venture é a venda dos mancais produzidos exclusivamente pela Zollern no Brasil, que são aqueles para hidrogeração (que a empresa é destaque mundial nestes produtos), a linha de mancais verticais para aplicação em máquinas industriais verticais, como bombas, motores elétricos e geradores de médio porte, e a linha de mancais Z, que é o nosso carro chefe, correspondendo a metade de nossas vendas, observou Pedro Paulo. “Ou seja – completou Clemens – “estou muito otimista quanto ao sucesso da entrada destes produtos no portfólio do grupo”, disse.

O joint venture foi assinado entre as empresas no último dia 1º e, desde então, toda a equipe do Grupo de Mancais Industriais da Miba está envolvida em planejamentos de estratégias para promover o crescimento sustentável também da unidade brasileira com o lema “Rumo a novos horizontes”, criado durante a visita a Cataguases. Além de Clemens, estiveram em Cataguases duas pessoas da Miba, uma de Controladoria e outra de Capital Humano, como são chamados seus colaboradores em todo o mundo. Clemens reiterou a linha de atuação da empresa, como a da Zollern, que respeita os pilares da segurança, proteção ambiental e valorização das pessoas, cientes de que é preciso construir o futuro que desejam. Por fim garantiu que a unidade de Cataguases não apenas será mantida como também deve crescer a médio e longo prazo, de forma sustentável, conforme a necessidade do mercado, além de participar do grupo de gestão e de decisão com a inclusão de Pedro Paulo Almeida, representando a unidade brasileira, no comitê de gestores do grupo que se reunirá na Áustria nos próximos dias em eventos já confirmados.

Para saber mais sobre Miba Mancais Industriais, agora incluindo a unidade de Cataguases, visite https://www.miba.com/en/product-areas/industrialbearings.