Neste domingo acontece a eleição para o Conselho Tutelar

Neste domingo acontece a eleição para o Conselho Tutelar

Neste domingo, 06 de outubro, será realizada em todo o Brasil, a eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar. Em Cataguases, vinte candidatos vão concorrer a cinco vagas para mandato de quatro anos, com início em 2020 e término em 2023. Todo o processo eleitoral é fiscalizado pelo Ministério Público, por uma Comissão Especial e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

O Promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Cataguases, Gustavo Garcia Araújo, que vai fiscalizar todo o processo, disse esperar uma votação tranquila e convidou todos a participarem deste pleito a fim de fortalecer a proteção à Criança e ao Adolescente no município. O pleito é organizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que desenvolve um trabalho social relevante no município. Ele também destacou a atuação dos Conselheiros Tutelares como sendo “essencial” no apoio aos menores de idade em situação de risco.

Onde votar?
A votação acontece das 8 às 17 horas, na Escola Estadual Coronel Vieira, localizada na Avenida Astolfo Dutra, no Centro de Cataguases.

Como votar?
Todos os eleitores do município com idade acima de 16 anos, poderão votar em apenas um candidato. Par isso é necessário ir até ao local de votação com um documento com foto (Carteira de Identidade ou a de Motorista) e o Título de Eleitor.

Nesta eleição, 20 candidatos estão aptos a votar. Sendo que, previamente, eles passaram por uma prova de aferição de conhecimento e avaliação psicológica.

Os cinco candidatos mais votados serão empossados dia 10 de janeiro, como Conselheiros Tutelares, sendo que os demais, observada a ordem crescente de votação, tornam-se suplentes.
Cada conselheiro receberá o salário mensal de R$ 998,00.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autonômo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 95 e 136.

Conheça os candidatos e seus respectivos números de votação.
1 – Adriana Aparecida Marinatto de Souza
2 – Anderson Moura
3 – André da Silva Pimenta
4 – Daiana Alves da Silva Rodrigues Netto
5 – Daiana da Silva Machado
6 – Daniely Ramos da Silva
7 – Edlaine Aparecida de Oliveira Cavalcante
8 – Edson Fernandes Reis
9 – Eduarda Mello da Costa
10 – Elionay Morais da Silva
12 – Evandro Emanuel Henriques de Mendonça Júnior
13 – Fabiana Cristina de Meira Santos
14 – Fernanda do Carmo Campos
15 – Graziela Barros de Moura
16 – Janaína Pimenta Silva
17 – Maria das Graças Silva Castro
18 – Maurício Sampaio da Silva Filho
19 – Renato Zanini Matos
20 – Rogério da Silva de Oliveira Filho
21 – Sebastião Bento de Oliveira Filho

Foto: Acre 24 horas