Retomada as obras no Presídio de Ubá que vai ter 388 novas vagas

Retomada as obras no Presídio de Ubá que vai ter 388 novas vagas

A ordem de retomada da construção do novo presídio de Ubá foi publicada e o canteiro de obras aquela unidade prisional está repleto de caminhões, materiais e operários. Com cerca de 50% da obra concluída, o novo Presídio de Ubá terá capacidade para atender 388 custodiados em um espaço de 7 mil metros quadrados de área construída.

A construção foi paralisada no final de 2018 e, com empenho do atual governo, negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e governo federal permitiram o investimento da ordem de R$ 25 milhões, necessário para a finalização da obra. A nova estrutura contará com área de carceragem, pátios de banho de sol, área administrativa para os servidores e área para atendimento ao preso, com salas para atendimento psicossocial e de saúde.

O novo presídio ocupará uma área de 7 mil metros quadrados de área construída e terá quatro guaritas para proteção dos blocos internos, além dos módulos de área administrativa, setor de revista, guarda externa, casa de gás, Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), entre outros. O investimento também é de cerca de R$ 25 milhões de recursos externos, com contrapartida do Governo do Estado.

“A criação das novas vagas é importante para ressocializar os presos que estão conosco. Eles voltarão para a sociedade – e é importante que estejam recuperados”, destaca o secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araújo.

Melhorias constantes
A conclusão das duas obras propicia 776 novas vagas para o sistema prisional mineiro, que estão entre as 2,5 mil previstas para serem entregues até o final do próximo ano. As ações são viabilizadas por meio de uma política de expansão do sistema prisional, que contempla ampliações de unidades já existentes e construção de novas edificações.

Fonte: O Vigilante Online | Foto: Ascom Sejusp