Astolfo Dutra lança Projeto Acolher com crianças de baixa renda

Astolfo Dutra lança Projeto Acolher com crianças de baixa renda

Mais de trezentas crianças serão beneficiadas pelo Projeto Acolher que foi implantado nesta manhã de sábado, 31 de agosto, em Astolfo Dutra. A ideia do projeto é do sargento Wanderson Henrique, atual comandante da Polícia Militar naquela cidade que foi abraçada pelo prefeito Bruno Ribeiro e sua equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, cuja titular é Adriana Cazetta Almada. O evento inaugural contou com a presença do major Willian Machado, comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases cujo Destacamento de Astolfo Dutra é subordinado, e do Tenente Weslley José de Oliveira, comandante responsável por aquela região.

O Projeto Acolher vai abrigar crianças e também adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social que estejam cadastradas no CADÚnico, portanto, de baixa renda, além daqueles adolescentes em conflito com a lei e apresentam problemas de evasão escolar. De acordo com Wanderson, “o projeto visa trabalhar o aluno em sua formação humana através do seu desempenho na vida escolar, por meio de estimulação que se dará através de processos de autoconhecimento em virtude das ferramentas tecnológicas existentes no mundo como computador, celular e TV, entre outras”, citou. O objetivo, completa ele, “é melhorar seu comportamento interpessoal, também no seio familiar e no convívio social.”

Para a Secretária de Assistência Social, Adriana Cazetta, o projeto vai “trabalhar nestas crianças e adolescentes, competências que vão além dos conteúdos das áreas tradicionais de conhecimento.” Neste sentido o Projeto Acolher  contará com palestras com temas relevantes e que serão ministradas em locais estratégicos do município, inclusive distritos. Além de oficinas diversas com os jovens, ela ressalta como grande diferencial nesta proposta a contrapartida dos participantes do projeto. “Cada um deles deverá melhorar seu desempenho na escola, o comportamento na sua relação familiar e também não se envolver em eventos negativos que sejam necessárias a participação do Conselho Tutelar ou da Polícia Militar”, explicou.

Sargento Wanderson completa revelando que os três participantes mais bem posicionados neste projeto serão premiados anualmente, sendo que este ano o primeiro colocado vai ganhar uma bicicleta. Já os que não alcançarem a meta estipulada serão estimulados a desenvolver várias aptidões e outras competências e valores considerados essenciais na vida humana em sociedade, revelou aquele militar autor do projeto. A equipe que está desenvolvendo as ações é formada por Nathália Nery de Souza, Jéssica Fagundes Nascimento Silva e Cíntia Cristina Monsanto Rodrigues Ramos.

O Projeto Acolher foi aberto pelo prefeito Bruno Ribeiro, major Willian Machado, Tenente Weslley e pela Secretária de Assistência Social, Adriana Cazetta que, juntos, descerraram um banner alusivo àquela iniciativa. Antes, o prefeito aproveitou para agradecer a todos os envolvidos no projeto e salientou que investimento na infância é “garantia de um futuro melhor”. Major Willian salientou a união como fator que permitiu a implantação do projeto assegurando que todos ali presentes acreditam naquela proposta e sabem que seus filhos vão sair de lá melhor do que quando entraram. Padre Wanderson também proferiu palavras acolhedoras sobre o projeto citando exemplos religiosos e encerrou levando todos a rezarem o Pai Nosso.