Sessenta esportistas participam da I Eco Remada até Aracati

Sessenta esportistas participam da I Eco Remada até Aracati

Cerca de 60 desportistas náuticos de diversas cidades da região participaram na manhã desde domingo, 25 de agosto, da I Eco Remada Cataguases-Aracati, cumprindo em seus caiaques 23 quilômetros de percurso pelo leito do rio Pomba. A saída aconteceu junto ao Almoxarifado da Prefeitura e foi saudada por dezenas de pessoas que aguardavam a passagem dos remadores sob as pontes Metálica e Nova.

Enquanto isso, na Estação Ferroviária da Aracati, tudo estava pronto para receber os atletas com música ao vivo. Com o apoio da Emater, o Grupo de Mulheres Rurais preparou o típico almoço de cozinha mineira e, é claro, expôs a criatividade de seu artesanato. A Secretaria Municipal de Esportes, além de apoiar toda a logística do evento, garantiu a diversão da criançada com os brinquedos pula-pula.

Já a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente preparou o terreno nos arredores da Estação para o plantio de sessenta mudas de árvores nativas e frutíferas da região realizadas pelos remadores e espectadores. O objetivo é incentivar a conscientização ecológica. A manhã esportiva ainda contou com a presença do Biciclotrem, e a tradição se fez presente com um desfile de carros de bois vindos da comunidade da Cachoeirinha. O evento recebeu também uma tenda da Policia Militar do Meio Ambiente que deu orientações e expôs animais empalhados da fauna regional.

Para quem gosta, também não faltou a saborosa cerveja artesanal acompanhada de uma boa conversa e música ao vivo. De acordo com os organizadores “a Eco Remada conseguiu agregar ao esporte a valorização da nossa cultura e patrimônio, por meio da diversão e lazer, inclusive para as crianças, e o incentivo ao turismo ecológico como forma de gerar renda e fomentar a economia local, com mais educação e consciência ambiental.”

A I Eco Remada foi organizada pelos remadores Léo Amaral, Erick Lacerda, Felipe de Oliveira e Ilkson Kennedy, além do secretário municipal de Esportes, José Vitor Lima e de Thiago Nunes, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e pelo diretor da FIC, Fred Henrique Faria. Também participaram a Secretaria Municipal de Saúde, e a Defesa Civil de Cataguases. Nenhum incidente foi registrado durante o evento e outras iniciativas como esta serão realizadas, contou Leo Amaral.

 

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases – Texto: Roberto Guimarães.