Lixo: Prefeituras de Cataguases e Leopoldina assinam convênio

Lixo: Prefeituras de Cataguases e Leopoldina assinam convênio

A Prefeitura de Leopoldina publicou na quarta-feira, 17 de julho, na edição Nº 2546 do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o Termo de Convênio assinado entre aquele município e Cataguases pactuando o despejo de todo o seu lixo e resíduo sólido no Aterro Sanitário de Cataguases. O Convênio, que entrou em vigor no último dia 1º de julho, terá duração de 90 dias, encerrando no próximo dia 30 de setembro, mas pode ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

O convênio, entretanto, precisa ser referendado pelas Câmaras Municipais dos dois municípios, como determina o capítulo das Disposições Finais daquele documento, o que ainda não aconteceu porque o Legislativo está em recesso. Assim sendo, a dúvida é se apesar disso, o lixo de Leopoldina já pode estar sendo destinado ao Aterro Sanitário de Cataguases, até porque os vereadores de um ou dos dois municípios podem não aprovar esta iniciativa. Também fica sem resposta se a publicação do referido convênio não foi precipitada pelo motivo acima exposto.

No último dia 2 de julho, o Site do Marcelo Lopes e o Jornal O Vigilante Online, de Leopoldina, noticiaram em primeira mão que caminhões carregados com lixo daquela cidade estavam despejando suas cargas no Aterro Sanitário de Cataguases. O fato surpreendeu a opinião pública de ambas cidades, pois até aquele momento a população leopoldinense acreditava que o lixo ali produzido e recolhido era entregue a um Aterro Sanitário privado localizado às margens da BR-116, nas proximidades do Trevo de acesso ao município de Recreio. Os cataguasenses, por sua vez, acreditavam que o Aterro era utilizado exclusivamente para receber os resíduos sólidos produzidos no próprio município.

A publicação do Termo de Convênio revela que a parceria entre os municípios limitará em 1 mil toneladas por mês o recebimento dos resíduos sólidos produzidos pelo município de Leopoldina, para não inviabilizar a projeção futura do aterro sanitário de Cataguases. Porém, o aterro cataguasense não possui balança para aferir se este limite está sendo respeitado. Por este serviço Cataguases vai receber R$ 60 mil mensais. Paralelamente a Prefeitura de Leopoldina deu início no último dia 15, a uma licitação para definir qual empresa vai receber o lixo produzido naquele município. O resultado deste processo, segundo informa o site parceiro O Vigilante Online, ainda não tem data para ser concluído.

Com informações e foto principal do Site O Vigilante Online