UFV e Pif Paf iniciam projetos conjuntos

UFV e Pif Paf iniciam projetos conjuntos

Com o objetivo de iniciar o desenvolvimento de soluções e projetos de pesquisas conjuntos entre a Universidade Federal de Viçosa e a empresa Pif Paf, foi realizado no dia 11 de junho, no Departamento de Zootecnia daquela instituição, o “Pif Paf Day”. Na abertura do evento, o reitor Demetrius David da Silva demonstrou a sua satisfação “em participar da iniciativa com uma empresa da nossa região, que tem responsabilidade social”, e começar uma série de atividades que marcam uma “nova forma de agir na UFV, com uma gestão focada também no público externo e nos problemas diversos do Brasil”.

De acordo com o reitor, a Pif Paf apresentou as suas demandas prioritárias e foram selecionados os profissionais da Universidade que atuam na área dessas linhas temáticas para tentar dar as respostas. Ele destacou ainda que as parcerias e projetos são fundamentais para que a UFV possa cumprir a sua missão institucional e que, além de focar “em novos produtos e processos que poderão ser trabalhados ao longo dessa parceria com a empresa mineira”, há também a motivação em encontrar diversos ex-alunos da Universidade que atuam na Pif Paf.

O presidente do Conselho de Administração da Pif Paf Alimentos, Luiz Carlos Mendes Costa, apresentou informações sobre a maior companhia no setor de processamento de aves e suínos no estado de Minas Gerais e uma das 10 maiores empresas brasileiras, com 50 anos de atuação. Para ele é “um prazer estar na UFV e trabalhar em conjunto com a Universidade”, tendo a certeza de que “muitos bons projetos e parcerias” serão desenvolvidos durante esse trabalho.

Em seguida os pesquisadores da UFV e os profissionais da Pif Paf estiveram reunidos em seis grupos durante todo o dia para a definição de ações nos seguintes eixos temáticos: Questões Gerais de Produção Agropecuária voltadas para suínos e aves; Sanidade (suínos e aves) e Reprodução de Suínos; Qualidade da Carne; Soja, milho, rações; Indústria 4.0; Manutenção de Equipamentos Industriais e Agrícolas; Processamento e Conservação de Alimentos; Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de Água; Energia da biomassa florestal e uso de caldeira de energia; Inserção Social de Produtores; Fortalecimento da Capacidade Produtiva dos Produtores Integrados e Alimentação Industrial.

Fonte: Divulgação Institucional da UFV
Texto: Sabrina Areias
Fotos: Daniel Sotto Maior e Carolina Fontes