Recreio tem nove casos de Chikungunya confirmados

Recreio tem nove casos de Chikungunya confirmados

Recreio registra nove casos confirmados de Febre Chikungunya. A informação foi dada nesta quarta-feira, 12 de junho, um dia após a Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Leandra Rosa, confirmar as notificações. Na última semana aquele município já havia confirmado os quatro primeiros casos e agora, em novo levantamento, outras cinco notificações se confirmaram.

Em todos os casos, a confirmação da doença nos pacientes de Recreio obedeceram aos critérios técnicos preconizados pelo Ministério da Saúde por meio da realização de exames laboratoriais – sorologia – realizados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial/FUNED da Macrorregional de Juiz de Fora. Não há registro de dengue no município.

Os casos confirmados de Chikungunya foram registrados nos seguintes bairros:
Planalto ………….5
Canto dos Ferreira….2
Avenida……………1
Botafogo…………..1

De acordo com os técnicos em saúde pública, até o momento não existe vacina ou medicamentos que previnam contra a Febre Chikungunya, ou seja, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito Aedes aegytpi, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

A Vigilância Epidemiológica orienta aos pacientes que ao sinal de qualquer sintoma da doença procurar imediatamente o Pronto-Socorro Municipal. A Chikungunya se manifesta através de febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos, pulsos, cabeça, musculares e manchas vermelhas na pele.

Fonte e foto: Polis Recreio