CBA realiza simulado de evacuação nesta quarta-feira

CBA realiza simulado de evacuação nesta quarta-feira

A CBA realiza na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, em conjunto com os órgãos de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, o simulado de emergência de barragem em sua Unidade de Itamarati de Minas. O treinamento na chamada zona de autossalvamento (ZAS) da barragem é parte das ações de rotina previstas no PAEBM – Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração, em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens e em cumprimento à legislação (Portaria 70.389/17).

Os trabalhos para a realização dos simulados foram feitos em conjunto com as defesas civis municipais, prefeituras, Corpo de Bombeiros Militar, conforme as orientações da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais. Como exemplo, pode-se citar a preparação da comunidade, quando os brigadistas da CBA foram de porta em porta, orientando sobre os procedimentos em caso de emergência e informaram sobre os testes com as sirenes, com treinamentos teóricos e práticos.

O simulado, que tem como objetivo exercitar a evacuação das pessoas para eventuais situações de emergência, deve reunir cerca de 40 moradores da Zona de Autossalvamento, além da equipe da CBA, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, representantes dos poderes públicos e imprensa.

Como funciona
O simulado em Itamarati de Minas terá início às 14h da quarta-feira, dia 5 de junho. Os moradores da Zona de Autossalvamento foram orientados para se dirigirem a pontos de encontro pré-definidos, tão logo ouçam o toque das sirenes (foto ao lado). Todo o exercício é monitorado pelos especialistas cuja avaliação servirá para que o processo seja aprimorado continuamente.

Barragem
A barragem de Itamarati de Minas, construída em etapa única, iniciou sua operação em 1992, mas atualmente não recebe mais rejeitos, contudo mantém na integra todos os controles e manutenção da barragem. A CBA prevê reutilizar os rejeitos depositados no reservatório a partir de 2020, com perspectiva de produção até 2030. O rejeito contido ali é composto de água, argila e areia.

Gestão da segurança
A CBA reforça que possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla rotinas de monitoramentos, que são realizados diariamente, semanalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem.

Texto: Marco Paulo Bahia Diniz – Assessoria de Imprensa CBA
Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes